Como cancelar o DDA (Débito Direto Autorizado)

Cancelamento do DDA pode ser feito online sem burocracia.

O DDA – Débito Direto Autorizado – ainda é pouco conhecido entre os consumidores, o serviço simplifica o pagamento de contas e boletos, pois permite que os usuários acompanhem e paguem eletronicamente todas as cobranças que, porventura, forem emitidas em seu CPF ou CNPJ. Caso, por algum motivo, não queira mais o serviço, saiba neste artigo como realizar o cancelamento do DDA sem burocracia.

Débito Direto Autorizado

O DDA (Débito Direto Autorizado) é a representação eletrônica de um boleto bancário, o pagamento não é automático, o cliente pode pagar, agendar ou recusar a cobrança pelo internet banking (divulgação)

De acordo com a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), o cancelamento do DDA pode ser feito eletronicamente pelo site ou aplicativo do banco no qual você aderiu ao serviço.

Por exemplo, caso tenha aderido ao DDA pelo Banco Itaú, o cancelamento deverá ser feito pelo internet banking ou app dessa instituição.

O cadastro no DDA não é universal, ou seja, o consumidor deve realizar a adesão ou cancelamento do serviço junto cada instituição financeira que desejar. É possível aderir ao Débito Direto Autorizado em mais de uma instituição, mas se isso acontecer o consumidor deverá realizar o cancelamento em cada uma delas caso não queira mais utilizar o serviço.

O internet banking e o app de cada banco é diferente, assim, não há como criar um tutorial universal para o cancelamento. Há, no entanto, uma dica simples, basta você acessar o internet banking ou app do seu banco e procurar por DDA ou BOLETO ELETRÔNICO, se preferir utilize a ferramenta de busca oferecida pela maioria das instituições financeiras.

Na tela do DDA basta procurar por uma das seguintes opções: CANCELAMENTO, DESCADASTRAMENTO, SAIR DO DDA ou INTERRUPÇÃO DE DDA; cujo termo varia de acordo com a instituição financeira.

Razões para não cancelar o DDA:

  • É gratuito – O consumidor não paga nenhuma tarifa para participar do Débito Direto Autorizado (DDA);
  • Facilita o pagamento de contas – Sempre que um boleto for emitido em seu CPF ou CNPJ você será notificado, isso permite que você pague eletronicamente o título, algo que pode dispensar até mesmo o recebimento do boleto bancário por Correios;
  • Prevenção às fraudes – Ter o DDA também pode lhe proteger, visto que você será notificado sobre toda e qualquer cobrança emitida em seu nome; algo que pode ajudá-lo a identificar eventuais fraudes em seu CPF ou CNPJ;

Se mesmo assim quiser cancelar o serviço basta procurar pela opção no internet banking ou app do seu banco. Note que o cancelamento é imediato, mas pode demorar até 7 dias úteis para que pare de ser notificado pelo serviço de boleto eletrônico.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente