Como rastrear boletos em tempo real com o DDA

Débito Direto Autorizado – DDA – permite a visualização eletrônica e em tempo real de todos os boletos emitidos em um determinado CPF ou CNPJ.

O DDADébito Direto Autorizado – não é nenhuma novidade, ele já existe no Brasil há anos, todavia, o serviço é subutilizado pela população, são poucas as pessoas que o utilizam. Neste artigo ensinaremos como rastrear – absolutamente – todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ.

O DDA permite que o consumidor tenha a visualização eletrônica de todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ, o serviço permite que o consumidor consulte e pague via rede bancária digital (internet banking ou aplicativo) sem depender da cobrança enviada por Correios.

Débito Direto Autorizado

O DDA (Débito Direto Autorizado) é a representação eletrônica de um boleto bancário, o pagamento não é automático, o cliente pode pagar, agendar ou recusar a cobrança pelo internet banking (divulgação)

Assim que um boleto é emitido com o seu CPF ou CNPJ no campo do pagador, o banco no qual você aderiu ao DDA emitirá uma notificação por SMS, aplicativo ou e-mail informando que existem boletos pendentes de pagamento no Débito Direto Autorizado.

Ao contrário do Débito Automático, no DDA o pagamento é feito manualmente, a partir da notificação o correntista pode pagar, agendar ou então ignorar o pagamento.

Pagar boletos pelo DDA é mais seguro do que utilizar boletos físicos, pois através do site ou aplicativo do banco o consumidor obtém detalhes sobre quem emitiu aquela cobrança, pois o banco informará o nome da pessoa e/ou empresa, bem como o número do CPF ou CNPJ que emitiu aquele boleto.

Através do sistema digital do DDA fica praticamente impossível falsificar o remente da cobrança, pois o banco informará exatamente o nome e o número do documento do destinatário daquele boleto.

Vantagens de aderir ao DDA:

  • É grátis! Não pague nenhuma tarifa;
  • Acompanhe em tempo real todos os boletos emitidos em seu CPF ou CNPJ;
  • Sustentável! É possível dispensar os boletos impressos com o DDA;
  • Mais seguro – Evite cair no golpe do boleto falsificado, com o DDA você sabe exatamente quem emitiu aquela cobrança em seu CPF ou CNPJ;
  • Pague, agende ou ignore o boleto pelo internet banking ou aplicativo do seu banco;

COMO ADERIR AO DDA

É muito fácil! Basta procurar o seu banco e pedir para ativar o DDA. A maioria das instituições financeiras já permitem a ativação do DDA pelo internet banking ou aplicativo, basta utilizar a barra de pesquisa e digitar “dda” (sem aspas) ou então procurar essa opção no menu de pagamentos.

A utilização do DDA é 100% gratuita! De acordo com o Banco Central, nenhuma instituição financeira pode cobrar tarifa pela utilização do serviço de Débito Direto Autorizado.

Confirmada a adesão ao serviço, a instituição financeira passará a notificar o correntista sempre que uma nova cobrança for emitida em seu CPF. Como no Brasil todos os boletos, independente do valor, são registrados, o serviço mostrará todas as cobranças, o que inclui: boletos de condomínios, prestação de financiamentos, compras pela internet, depósitos para depósitos, etc.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente