Compensação de boleto bancário pode se tornar instantânea com a inclusão do Pix.
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em um novo modelo de boleto bancário que – segundo o esboço que o Portal Conta-Corrente teve acesso – integrará o Pix do Banco Central para permitir que o pagamento dos tradicionais boletos possa ser identificado instantaneamente.
Em um primeiro momento, as instituições financeiras incluirão o QR Code do Pix em conjunto com o código de barras / linha digitável do tradicional boleto, mas, futuramente, a ideia é de que os pagamentos instantâneos passem a substituir o modelo de cobrança tradicional, cuja compensação pode demorar até 3 dias úteis.
A principal vantagem do consumidor ao pagar um boleto bancário com o Pix será a agilidade com que o pagamento será identificado pelo emissor, em vez de aguardar até 3 dias úteis, bastarão 10 segundos para que o documento já conste como pago para o emissor.
Hoje já existe uma modalidade de boleto bancário cuja compensação ocorre no mesmo dia, geralmente em poucas horas, o chamado “Boleto Flash”. O Pix revolucionará a forma com o brasileiro paga boleto bancário, além da agilidade no pagamento, o código QR do sistema instantâneo consegue ser lido mais rapidamente do que o tradicional código de barras, o que deve facilitar – e muito – os pagamentos.
Há bancos que emitem boleto cuja compensação ocorre sempre no dia útil subsequente ao pagamento; e outros cujo valor pode demorar até 3 dias úteis para constar como quitado.
Por ora, não há previsão de quando o Pix será implementado no boleto bancário. A boa notícia é que as instituições financeiras já enviaram ao Banco Central o modelo do novo boleto que inclui o Pix; caso o modelo seja aprovado pelo órgão regulador a tendência é que a novidade seja implementada rapidamente, visto que a novidade pode agilizar os recebíveis das empresas de cobrança.
Tal como ocorre com os boletos tradicionais, os bancos terão lucro por boleto emitido, visto que o Pix de Cobrança prevê a cobrança de tarifa por pagamento recebido com finalidade comercial.
Da mesma forma que o boleto bancário tradicional, o boleto com Pix permitirá que o emissor configure o valor da cobrança, data para pagamento futuro, descontos, juros e eventuais multas para caso o pagador efetue o pagamento após a data acordada no contrato.
A inclusão dos pagamentos instantâneos também abre caminho para o fim do boleto impresso, visto que com a popularização dos pagamentos digitais a tendência é que o consumidor brasileiro passe a utilizar mais o internet banking e aplicativos de pagamentos.
Já existe uma forte demanda para o boleto Pix, prova disso é que muitas empresas já anunciaram que vão integrar por conta própria o Pix em suas contas. Há operadoras de telefonia e até concessionárias de energia elétrica que já lançaram essa integração.