Pix Cobrança será solução de cobrança alternativa ao boleto bancário

Pix de Cobrança permitirá faturamento de cobrança para data futura nos mesmos moldes do boleto bancário.

Nesta quinta-feira (29), o Banco Central anunciou que o novo sistema instantâneo de transferência terá uma solução de cobrança para estabelecimentos, prestadores de serviços, fornecedores e demais empreendedores, que permitirá cobranças pelo Pix. Chamado de Pix Cobrança, o serviço funcionará de forma semelhante ao tradicional boleto bancário, só que por QR Code.

Adeus boleto? Pix terá solução de cobrança por QR Code similar ao boleto bancário; empreendedor conseguirá definir valor, data de vencimento, descontos, juros e multas.

Por meio do Pix de Cobrança as empresas conseguirão gerar QR Codes para pagamentos futuros, será possível especificar o valor, data de vencimento e eventuais descontos, juros e multa, tal como já ocorre com o tradicional boleto bancário.

Para usar o Pix de Cobrança as empresas deveram adotar uma interface de programação de aplicação (API) patronizada pelo Banco Central. Para facilitar o dia a dia dos empreendedores, as empresas que operam o Pix poderão oferecer a solução integrada de cobrança por meio de seus softwares, sites e aplicativos.

Além de ser mais barato que o boleto, o Pix Cobrança terá a vantagem de ser identificado instantaneamente após o pagamento, ao contrário do boleto que pode demorar até 3 dias úteis para ser compensado.

A Celpe (Companhia de Energia de Pernambuco) já anunciou que disponibilizará o QR Code do Pix nas contas de energia elétrica.

Há ainda a possibilidade do Pix contar com um serviço similar ao DDA e débito automático para facilitar ainda mais o pagamento de contas de consumo.

PIX DE COBRANÇA PODERÁ TER FORMATO DIGITAL E IMPRESSO

Tal como já ocorre com os boletos, o Pix de Cobrança poderá ser gerado eletronicamente ou então impresso em papel, se assim desejar. A diferença é que na fatura física ou no PDF haverá um QR Code do Pix em vez da tradicional linha digitável (código de barras) do boleto.

Quando o consumidor usar a câmera do celular para ler o QR Code será possível visualizar as informações da cobrança, dentre elas: valor, data de vencimento, CPF/CNPJ do pagador, bem como os dados do emissor daquela cobrança (para onde o dinheiro vai).

Por ser altamente configurável, o Pix de Cobrança poderá ser alterado após a sua emissão. A empresa poderá, por exemplo, revogar a cobrança, se necessário, o que impedirá que o consumidor consiga realizar o pagamento.

Outra vantagem do Pix de Cobrança está no fato dele poder ser pago em qualquer aplicativo que esteja integrado ao Pix, sendo que as empresas podem incluir descontos, juros, multas, data limite de pagamento e outros parâmetros na ferramenta de cobrança.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente