Banco Central cria padrão único de QR Code no Brasil

BR Code será o padrão brasileiro dos pagamentos por QR Code.

O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou na última segunda-feira (16), que o órgão já definiu um padrão único de pagamentos por QR Code que deverá ser implementado no país em até 6 (seis) meses. Chamado de BR Code, o padrão brasileiro será semelhante ao formato de códigos bidimensionais adotados na China, eles deverão conter informações que facilite o compliance e identifique quem recebe e envia o pagamento, também conhecido como KYC (Know Your Customer – Conheça seu Cliente).

QR Code do Cidadão - Banco Central

QR Code gerado por aplicativos e maquininhas deverão ter elementos específicos para permitir que o sistema seja compatível com qualquer instituição financeira ou aplicativo integrante ao Sistema Brasileiro de Pagamentos (SBP) do Banco Central.

O padrão brasileiro inclui 5 informações principais, são elas:

  • Código das instituição financeira integrante ao Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB);
  • CNPJ da instituição intermediadora do pagamento (se houver);
  • CPF ou CNPJ de quem recebe e envia o pagamento (se a operação já tiver sido pré-definida);
  • Valor da transação (em reais);

Com o código bidimensional no layout brasileiro, o Banco Central tenta criar algo parecido com o que foi criado para as máquinas de cartões de crédito via sistema POS e TEF.

MODELO FACILITA O CRUZAMENTO DOS DADOS E EVITA CRIMES FINANCEIROS

O novo sistema permitirá o cruzamento dos dados, uma vez que o QR Code identificará todas as instituições que processam o pagamento, bem como o CPF ou CNPJ de quem paga e recebe o valor via QR Code.

Com a definição desse padrão o governo também dificulta crimes financeiros como: sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, por exemplo.

O BR Code será ainda integrado ao novo sistema instantâneo de transferências que será lançado pelo Banco Central já no segundo semestre de 2020, tal sistema vai permitir a transferência de dinheiro em até 10 segundos, mesmo entre instituições diferentes, todos os dias, 24 horas.

Chamado de PIX, o novo sistema de transferência brasileiro promete revolucionar o mercado financeiro, uma vez que ele permitirá que qualquer pessoa envie e receba dinheiro por QR Code, mesmo sem ter uma conta bancária.

Além da adoção de um padrão único de “QR Codes”, o governo ainda estabelecerá o QR Code do cidadão, permitindo que qualquer brasileiro envie e receba dinheiro através de um código bidimensional atrelado ao número do CPF ou CNPJ, o que deve contribuir para a bancarização dos cidadãos.

A adoção de um padrão único deve favorecer a adoção dos pagamentos por QR Code, pois todos os sistemas existentes serão compatíveis entre si.

Hoje os próprios arranjos de pagamentos é que são responsáveis pela aceitação, devendo formar parcerias com maquininhas como Cielo, Linx, Rede, etc – que já aceitam pagamentos por QR Code – para ganhar aceitação no varejo.

Quando todos os aplicativos de pagamentos por QR Code estiverem utilizando o padrão “BR Code”, a tendência é que seja possível pagar pela solução usando qualquer aplicativo ou maquininha que seja integrado ao SPB (Sistema Brasileiro de Pagamentos).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente