Pix poderá ter serviço de débito automático para contas de consumo

Débito automático instantâneo no Pix pode ser viabilizado pelos bancos via API.

O Pix deve revolucionar o sistema financeiro nacional pois ele permite muito mais do que transferências bancárias, a solução pode ser utilizada como meio de pagamento, tanto em estabelecimentos comerciais quanto na internet. Neste artigo falaremos sobre a possibilidade e as vantagens do Pix do Banco Central ser utilizado para débito automático no pagamento de contas de consumo.

QR Code do Pix no APP

Automação de contas via débito automático pode ser mais um passo do Pix do Banco Central. (imagem: Pix no APP / divulgação Banco Central)

Os bancos, instituições financeiras e as empresas poderão criar APIs Interfaces de Programação de Aplicativos – para permitir que o sistema instantâneo do Banco Central seja utilizado para o pagamento de contas de consumo.

A Celpe – Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco – já anunciou que pretende usar o Pix para receber contas de energia elétrica, a concessionária quer integrar a solução do BC já no lançamento, em novembro de 2020.

Vantagens do débito automático pelo Pix:

  • Automação – consumidor só precisa ter o dinheiro na conta na data do vencimento para que a instituição faça o pagamento automaticamente;
  • Gratuidade – tal como o débito automático tradicional, é esperado que as instituições financeiras não cobrem por serviços de automação de contas pelo Pix;
  • Instantaneidade – O pagamento é identificado em, no máximo, 10 segundos;
  • Fidelização – permite que as instituições fidelizem os usuários ao disponibilizar o pagamento automático de contas de consumo;

CONSUMIDOR “CONECTA” CONTA DE CONSUMO AO PIX

As instituições financeiras que oferecerem o Pix podem usar recursos tecnológicos para facilitar o pagamento de contas de consumo antes mesmo que o Banco Central desenvolva uma opção para permitir a automação do pagamento de contas pelo sistema instantâneo.

Algo parecido com o que oferece o aplicativo IQ, através dele o consumidor consegue “conectar” contas de consumo através de um serviço de débito automático gratuito no cartão de crédito. Basicamente, a empresa “puxa” as cobranças todo mês e faz o pagamento automático na forma de pagamento escolhida

A tendência é que, em breve, surjam alternativas parecidas com o aplicativo IQ, só que para o Pix do Banco Central.

O próprio mercado forçará o desenvolvimento de uma solução de débito automático para contas recorrentes, pois várias concessionárias e empresas de serviços já anunciaram que pretendem disponibilizar o QR Code do Pix nas contas de consumo.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente