Agibank encerra conta digital por inatividade

Atenção correntistas do Agibank! Resolução do Banco Central determina que contas inativadas por período igual ou superior a 6 meses devem ser encerradas pelo banco.

Caso tenha aberto uma conta digital no Agibank (ex Agipag do Banco Agiplan) saiba que caso a conta fique sem movimentação por 180 dias ou mais o banco é obrigado pelo Banco Central a realizar o encerramento automático por inatividade. A resolução do BC visa evitar que a instituição mantenha ativa uma conta que não é utilizada mais pelo correntista, o que evita a cobrança de tarifas (se aplicável).

Embora o Agibank não cobre tarifa de manutenção e nem anuidade, a instituição é obrigada a seguir a resolução do Banco Central e, por consequência, é obrigada a encerrar as contas que não estejam sendo movimentadas por período igual ou superior a 180 dias (6 meses).

Agibank

Agibank (ex Agiplan) é o novo banco digital com abertura de conta pelo celular (PF e PJ).

As instituições que não respeitarem a resolução do BACEN podem sofrer sanções do órgão regulador e até ser multadas.

10 dias antes do encerramento o Agibank enviará um e-mail informando o encerramento automático por inatividade. O correntista tem esse prazo para transferir o saldo que, porventura, tiver na conta-corrente digital; o valor pode ser transferido via TED para qualquer outra instituição financeira, desde que a conta seja de mesma titularidade. Se preferir, realize o saque com o cartão de débito do Banco Agibank ou então use o saldo para pagar contas. É importante que a conta esteja zerada no momento do encerramento.

Importante: Caso a sua conta tenha sido encerrada e o correntista não tenha retirado o saldo da conta no período sugerido, basta que o titular entre em contato com a instituição financeira, mas o procedimento será mais complexo pois será necessário comprovar a sua identidade, visto que o solicitante não é mais correntista da instituição financeira.

COMO EVITAR – Para evitar o encerramento de sua conta Agibank por inatividade é simples, basta movimentar a conta! Caso o correntista tenha qualquer transação de débito ou crédito na conta dentro dos últimos 180 dias, tais como: depósitos, pagamentos, recargas, saques, transferências, investimentos, etc, a conta-corrente não será encerrada por inatividade como prevê a resolução do BACEN.

Dica: Deixe um investimento na sua conta. Caso tenha uma aplicação financeira o saldo da conta será atualizado periodicamente por conta do rendimento de seus investimentos, como consequência, a conta não entrará em inatividade, mesmo que o correntista não use a conta para transações financeiras. Atualmente o Agibank disponibiliza investimentos em CDB (Certificado de Depósito Bancário) com liquidez diária ou prazo fechado com ótimas taxas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente