As contas digitais seguem a mesma resolução dos Bancos Tradicionais. As contas que estiverem sem movimentação por 6 meses ou mais devem ser encerradas automaticamente pelas empresas por inatividade.
Caso tenha feito uma conta digital e, por algum motivo, não esteja utilizando-a, saiba que os bancos (digitais ou tradicionais) são obrigados pelo Banco Central a encerrar todas as contas que estiverem inativas por 180 dias ou mais. Caso o correntista deixe a conta-corrente sem movimentação por 6 meses ou mais ele terá o encerramento da conta feito automaticamente por inatividade, quer queira ou não.
Os bancos digitais como: Inter, Agibank, Next e Neon tem respeitado a resolução do BC que prevê o encerramento unilateral da conta-corrente que estiver inativa.
Tenho dinheiro na conta, e agora? Caso o valor esteja aplicado em algum investimento, a conta digital não será encerrada em 6 meses – mesmo que não houver nenhuma movimentação – isso porque a conta não deixará de ser movimentada devido à aplicação financeira, pois o saldo da conta será atualizado periodicamente para incluir os rendimentos e/ou encargos relacionados à aplicação (IOF, por exemplo).
Caso a conta tenha recursos não aplicados, o que gera a inatividade casa não esteja sendo utilizada em transações bancárias, a instituição poderá proceder com o processo de encerramento. O correntista será orientado a informar uma outra conta bancária de sua titularidade para que os recursos sejam transferidos.
A conta do investidor não tem, portanto, risco de ser encerrada automaticamente por inatividade. Mas é importante lembrar que o banco digital pode pedir o encerramento da conta a qualquer momento – independe do motivo – por desinteresse comercial, conforme condições previstas no contrato de conta-corrente.
Para evitar que o encerramento automático ocorra por inatividade é simples: Basta evitar que a conta fique sem movimentação por período de 180 dias ou mais. O consumidor pode movimentar a conta através de qualquer atividade de crédito ou débito, tais como: depósitos, transferências, saques, pagamentos, etc.
Caso a conta encerrada automaticamente esteja com o saldo negativo, a instituição poderá incluir o nome do correntista em órgãos de proteção ao crédito por inadimplência.
Tarifa de manutenção – Se o banco tiver como política cobrar tarifas bancárias e o cliente não tiver optado por um pacote gratuito (serviços essenciais, por exemplo), a instituição poderá cobrar tarifa de manutenção e/ou anuidade durante todo o período em que a conta esteve ativa, tal como previsto nas condições de conta-corrente.