Correntistas PJ do Agibank são surpreendidos com encerramento de conta

Correntistas Pessoa Jurídica do Agibank recebem mensagem informando o encerramento unilateral da conta-corrente em função da não atualização de dados cadastrais.

Uma semana antes do natal muitos correntistas do Banco Agibank receberam um e-mail nada agradável, a mensagem informa o encerramento em função da “não atualização dos dados cadastrais”, nas últimas horas o Conta-Corrente apurou um número consideravelmente de reclamações com o mesmo motivo no site ReclameAqui.

Até às 15h do dia 19 de Dezembro de 2018 a nossa equipe contou mais de 10 reclamações com o mesmo motivo no perfil da empresa no site www.reclameaqui.com.br/empresa/banco-agiplan/, haviam relatos também nas redes sociais da empresa.

Nós tentamos contato com o SAC do Agibank, mas o canal de atendimento parece estar congestionado, com prazo de espera acima do usual. A assessoria de imprensa da instituição também não retornou a nossa mensagem até a publicação dessa matéria.

Página do Agibank no ReclameAqui

Correntistas denunciam encerramento em massa de contas PJ por falta de atualização cadastral. (imagem: reprodução ReclameAqui – Página Agibank)

Íntegra do e-mail enviado a algumas empresas com conta no Agibank:

O Banco Agibank S.A., em conformidade com o art. 12 da Resolução 2.025, de 24 de novembro de 1993, com nova redação dada pelo art. 1 da Resolução 2.747, de 28 de junho de 2000, ambas do Conselho Monetário Nacional – CMN, comunica que, nesta data, está iniciando o processo de encerramento da conta acima indicada, em razão da falta de atualização dos seus dados cadastrais. Por tal razão, você, titular da conta, possui um prazo de 10 (dez) dias, a partir da data de recebimento desta comunicação, para providenciar: (i) a manutenção de fundos suficientes na conta para o pagamento de compromissos assumidos com o Banco, com terceiros, ou decorrentes de disposições legais aplicáveis; (ii) o pagamento de dívidas existentes com o Banco por conta da contratação de produtos e serviços; (iii) a suspensão/bloqueio/cancelamento de produtos e serviços eventualmente contratados em razão do término do relacionamento entre as partes; (iv) a transferência via TED/DOC do saldo remanescente, informando uma conta bancária de mesma titularidade para que seja efetuada a transferência; ou, como via alternativa, a realização do saque do saldo remanescente.

Decorrido o prazo acima referido de 10 (dez) dias, ocorrerá o encerramento da conta pelo motivo citado, assim como o cancelamento dos produtos e serviços contratados, que estejam vinculados. Caso você queira permanecer com a conta ativa, basta atualizar seu cadastro em nossos canais de atendimento, antes do decurso do prazo.

Por oportuno, fica esclarecido que o encerramento da conta não desobriga você, em nenhuma hipótese e/ou circunstância, de quitar os débitos não pagos oportunamente, podendo o Banco Agibank S.A. cobrá-los por todas as vias legalmente admitidas, judiciais ou extrajudiciais, para satisfazer os créditos que sejam de seu direito.

Motivo pode estar ligado a desistência de Conta PJ

Nós acreditamos que a suspensão de algumas contas jurídicas pode estar relacionado ao desinteresse comercial do banco na manutenção deste tipo de conta. Em Outubro noticiamos aqui que o Agibank havia suspendido a abertura de novas contas jurídicas, por alguns dias a empresa manteve a abertura de conta para quem é MEI, mas depois suspendeu a abertura de toda e qualquer conta jurídica.

O foco do banco parece estar agora 100% nas Pessoas Físicas.

No site oficial www.agibank.com.br já não consta mais a disponibilização de conta para Pessoa Jurídica, o banco gaúcho inclusive retirou a informação de sua tabela de tarifas.

O Banco Central prevê que o encerramento unilateral de conta só pode ocorrer com aviso prévio de, ao menos, 30 dias, algo que parece não estar sendo respeitado visto que muitos relatos no ReclameAqui são de conta já bloqueada para utilização.

O encerramento sem o prazo de trinta dias pode gerar inúmeros transtornos para os empreendedores, ainda mais no período de festas de fim de ano. Cabe lembrar que a abertura de uma conta jurídica costuma ser mais criteriosa, podendo levar dias, mesmo que o processo de abertura seja feito de forma presencial em uma agência de um banco tradicional, isso porque contas Pjs costuma passar por um processo de aprovação mais criterioso.

O Portal Conta-Corrente segue acompanhando o caso.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente