Banco Inter finalmente lança cartão virtual

Cartão virtual do Inter possui duas funções: débito e crédito.

Os correntistas do Banco Inter que possuem o aplicativo da instituição na versão beta começaram a receber essa semana uma atualização que, dentre outras coisas, libera o tão aguardado cartão virtual. Pelo app os correntistas do Banco Inter agora conseguem gerar um cartão virtual para comprar online em sites e aplicativos, o grande diferencial do cartão online funciona tanto na função débito quanto no crédito.

Novidades do app do Banco Inter, cartão virtual e muito mais

A última atualização do superapp do Banco Inter trouxe muitas novidades e, dentre elas, cartão virtual internacional com bandeira Mastercard que funciona tanto no crédito quanto no débito. (imagem: reprodução / changelog aplicativo do Banco Inter para Android)

O lançamento do cartão de crédito já era uma promessa antiga do banco, em julho de 2019 já havia rumores de que a instituição estava desenvolvendo o seu cartão digital gerado por app.

Os correntistas que possuem limite de crédito, por exemplo, conseguem processar pagamentos com o cartão virtual do Banco Inter tanto na função débito quanto no crédito. No caso da função débito a aceitação é limitada aos sites e aplicativos no qual a instituição possui parceria, já a função crédito funciona em qualquer site ou app.

Caso o correntista só tenha a função débito, o cartão virtual também só funcionará nesta função.

Vantagens do cartão virtual do Banco Inter:

  • Emissão pode ser feita antes mesmo da entrega do cartão físico;
  • Múltiplo, funciona tanto no débito quanto no crédito (se tiver limite disponível);
  • 100% gratuito – sem mensalidade/anuidade ou qualquer outra tarifa recorrente;
  • Compre em sites e aplicativos sem usar os dados do cartão físico;
  • Aceitação internacional pela bandeira Mastercard;
  • Compras na função crédito são lançadas na mesma fatura do cartão físico;
  • Compras com o cartão virtual geram cashback de até 1%, dependendo da variante;
  • Cartão virtual é emitido na mesma variante do cartão físico, que pode ser Gold, Platinum ou Mastercard Black;
  • Opção de bloqueio temporário para quando você não estiver utilizando o cartão;
  • Pode ser utilizado em assinaturas e compras recorrentes;
  • Cartão virtual pode ser habilitado no Google Pay e no Samsung Pay;

Como desvantagem temos o fato do cartão virtual do Banco Inter ser único, ou seja, o correntista não consegue gerar mais de um cartão virtual por vez. Há aplicativos que permitem a geração de múltiplos cartões virtuais, de uso único ou recorrente.

As compras realizadas na função crédito são lançadas na mesma fatura do cartão de crédito principal.

Embora o Inter agora tenha cartão virtual, o cartão físico continuará funcionando em compras pela internet, mas a tendência é que, futuramente, o banco mineiro faça igual ao Santander e, em prol da segurança, desabilite compras pela internet com o cartão físico.

CARTÃO VIRTUAL PODE SER USADO ANTES DA ENTREGA DO CARTÃO FÍSICO

Os novos correntistas serão os principais beneficiados pelo cartão virtual do Banco Inter, pois eles poderão gerar um cartão virtual imediatamente após a abertura de conta, sem ter que aguardar a confecção e entrega do cartão físico.

Para gerar um cartão virtual – caso a função já esteja disponível para você – basta acessar a aba CARTÕES do superaplicativo do Banco Inter, “rolar” para a direita e clicar em ATIVAR O CARTÃO VIRTUAL.

Cartão Virtual do Banco Inter

Cartão virtual tem recurso que permite ativar ou desativar compras nacionais ou internacionais com o cartão virtual. (imagem: reprodução Banco Inter)

A partir daí, será gerado um número de cartão virtual internacional com bandeira Mastercard, cuja numeração será diferente do cartão físico. É possível gerar um único cartão virtual, mas o correntista tem a opção de cancelá-lo a qualquer momento e gerar um novo, se assim desejar.

Por segurança, o número do cartão virtual fica oculto no aplicativo, para torná-lo visível é necessário autenticar a operação com o i-Safe, o token de segurança do Banco Inter que é integrado ao app. A boa notícia é que a autenticação pode ser feita em, literalmente, um clique.

Infelizmente, o acesso ao cartão virtual só pode ser feito por app, caso o correntista acesse à conta pelo internet banking não há opção de visualizar os dados do cartão virtual.

​ Dentre as funções disponíveis para o cartão virtual estão: bloqueio ou desbloqueio de cartão virtual, liberação ou bloqueio de compras internacionais e bloqueio temporário.

Por ser múltiplo, a escolha de qual função o pagamento será processado deverá ser feita pelo correntista. Em sites e apps que aceitam a função débito e crédito, o usuário deverá escolher a opção de acordo com a opção que deseje que o pagamento seja processado.

Caso escolha a função débito, o valor da sua compra/pagamento será descontado instantaneamente do saldo de sua conta-corrente no Banco Inter. Já se optar pagar no crédito o valor será lançado na fatura em aberto do seu cartão de crédito, sendo que, dependendo do site ou app, é possível realizar o parcelamento em até 12 vezes sem juros.

Inicialmente, o cartão virtual do Banco Inter está sendo disponibilizado gradativamente para todos os correntistas que possuem a função beta do superaplicativo para Android e iOS, mas, em breve, o recurso deverá ser liberado para todos os correntistas.

Além do cartão virtual a última versão do app do Banco Inter trouxe uma série de outros recursos, dentre os quais: extrato de cashback para permitir que os correntistas acompanhem o quanto de dinheiro de volta já ganharam da instituição; nova área de investimentos; home broker com opção de investimento pela BM&F, além da Bovespa; e compatibilidade com o Google Pay.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente