Banco Inter passa a priorizar as transferências via Pix

Banco Inter coloca TED como segunda opção na tela de transferência; objetivo é priorizar o Pix.

Recentemente, divulgamos que o Banco Inter passou a aceitar o pagamento da fatura do cartão de crédito via Pix do Banco Central; na época a instituição também incluiu um botão que permite que os clientes troquem a TED pelo Pix direto na tela de transferência. Eis que nessa semana o Banco Inter passou a priorizar o Pix em todas as suas transferências.

Pagamento de fatura cartão Inter via Pix

Banco Inter agora tem pagamento de fatura via Pix do Banco Central; limite pode ser liberado na hora mesmo que o pagamento seja feita em outra instituição financeira. As transferências via TED foram colocadas em escanteio para priorizar as transferências via Pix. (imagem: reprodução changelog app Banco Inter Android)

Ao clicar no botão transferência, a opção padrão é para envio pelo Pix do Banco Central. Caso o correntista queira fazer a transferência via TED (Transferência Eletrônica Disponível) precisa obrigatoriamente alterar para essa opção na tela de transferência.

Antes, o correntista só conseguia fazer uma transferência instantânea caso clicasse no botão do Pix.

Além do Inter, várias instituições financeiras têm optado por priorizar as transferências instantâneas em detrimento a TED, dentre elas: Nubank, Itaú, C6 Bank e o iti do Banco Itaú.

PIX OFERECE UMA EXPERIÊNCIA MELHOR PARA OS CLIENTES

O principal motivo da priorização das transferências via Pix nos aplicativos está relacionado a melhor experiência que o método oferece. Enquanto o TED só está disponível em dias úteis e dentro do horário comercial; o Pix funciona 24/7 e o dinheiro cai na conta do destinatário em até 10 segundos.

A priorização do Pix nos aplicativos das instituições financeiras deve contribuir para a popularização das transferências instantâneas, pois muita gente vai fazer um Pix pensando que está transferindo via TED, a diferença é que o dinheiro cairá instantaneamente na conta do destinatário sem nenhum custo para o correntista.

Para popularizar o novo sistema de envio de dinheiro de forma instantânea o órgão regulador trabalho no lançamento do Pix Saque, Pix Garantido e Pix Crédito.

Em novembro de 2020 o BC já havia divulgado que os bancos e as instituições que aderissem ao Pix poderiam priorizar as transferências via Pix, se assim desejarem.

No Inter o Pix é gratuito tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente