Empresas não pagarão pelo Pix no Banco Inter

Empresas de todos os portes poderão enviar e receber pagamentos pelo Pix sem pagar nenhuma tarifa no Banco Inter.

O Banco Inter anunciou que não pretende cobrar tarifa das pessoas jurídicas que enviam e recebem pagamentos pelo Pix através da instituição financeira. De acordo com o comunicado, o banco nasceu com a premissa de não cobrar tarifas, assim, o Pix será grátis tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas.

Há bancos que já anunciaram que cobrarão até R$0,70 por cada pagamento recebido. Há uma incerteza quanto ao modelo de cobrança, visto que alguns bancos já anunciaram que pretendem seguir os esquemas de cobrança das maquininhas, ou seja, vão cobrar um percentual sobre o valor das vendas pelo Pix das empresas.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

Pix permitirá que consumidores realizem pagamentos e transferências 24/7 em até 10 segundos. (imagem: divulgação BC)

De acordo com o Banco Central, as instituições financeiras só são obrigadas a oferecerem o Pix de graça para as Pessoas Físicas, as pessoas jurídicas podem ser tarifas pelo envio e recebimento de valores, ficando a cobrança (ou não) a critério das próprias instituições financeiras.

AÇÃO DEVE AUMENTAR A POPULARIDADE DO BANCO INTER ENTRE AS EMPRESAS

A isenção de tarifas no Pix deve atrair mais empresas para o Banco Inter, vale lembrar que a instituição já alcançou a marca de 8 milhão de correntistas, sendo que, destes, 600 mil são contas cadastradas como Pessoa Jurídica (PJ).

A maioria dos clientes PJ do Banco Inter são MEIs (Microempreendedores Individuais), micro e pequenas empresas. A isenção de tarifa no Pix poderá atrair muitos empreendedores para o banco digital que não cobra tarifa de manutenção e ainda oferece um número limitado de serviços de graça que inclui também saques em caixas eletrônicos e até boletos para depósito.

O Pix está tendo uma grande aceitação, tanto que a adoção está surpreendendo até o Banco Central. O método de pagamento que entrou em funcionamento pleno no dia 16 de novembro de 2020 permite que pessoas e empresas enviem e recebam dinheiro instantaneamente, mesmo à noite e nos finais de semana, o sistema funciona 24/7.

Além do Pix como método de transferência, existe o Pix de Cobrança, modalidade que permite que as empresas cobrem clientes usando a solução de transferência instantânea desenvolvida pelo Banco Central.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente