Decreto autoriza até 100% de capital estrangeiro no Banco Inter

Banco Inter poderá ter até 100% de capital estrangeiro.

Na última quarta-feira (17) o Banco Inter foi beneficiado por um decreto presidencial assinado por Bolsonaro no qual a instituição é autorizada pelo governo a ter até 100% de capital estrangeiro em suas ações. O decreto é uma exigência da legislação atual que permite que bancos brasileiros tenham capital majoritariamente do exterior.

O decreto 9.768 foi assinado por Jair Bolsonaro em 16 de Abril de 2019 e publicado no Diário Oficial da União (DOU) na edição do dia 17 de Abril de 2019.

O anúncio foi feito pelo Banco Inter em comunicado do fato relevante aos acionistas.

Banco Inter decreto capital estrangeiro

Decreto presidencial autoriza que Banco Inter tenha até 100% de capital estrangeiro. (imagem: reprodução Banco Inter RI)

Exigência de decreto presidencial

A lei atual exige que bancos obtenham um decreto presidencial para conseguir até 100% de capital estrangeiro. Já existem planos do Governo para mudar essa legislação para aumentar a competitividade do setor financeiro e, consequentemente, reduzir as taxas de juros.

Desde que lançadas as ações do Banco Inter já triplicaram de valor! O banco oferece uma conta digital para Pessoa Física, Jurídica e MEI sem tarifa de manutenção. Em 2019 o banco mineiro lançou seu home broker e formou uma parceria com a rede Saque e Pague para permitir que seus correntistas realizem saques sem a utilização do cartão em caixas eletrônicos.

Neste ano o banco também lançou uma loja integrada ao aplicativo no qual é possível adquirir gift cards e cartões pré-pagos de diversos produtos e serviços. O token SMS também começou a ser substituído pela chave de segurança eletrônica integrada ao aplicativo, o i-Safe.

A possibilidade de receber até 100% de capital estrangeiro deve viabilizar o seu projeto de internacionalização. Há rumores de que o Banco Inter estaria estudando a possibilidade de expansão para o mercado argentino, rumor esse que não foi confirmado e nem negado pelo banco digital brasileiro.

Desde que o Banco lançou a IPO (oferta inicial de ações na Bolsa), as ações já triplicaram de valor, desde então o banco tem investido no aumento da capitação com serviços agregados: cartão de crédito, investimentos, empréstimos, crédito imobiliário, crédito consignado, dentre outros produtos e serviços financeiros.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente