Banco Original lança integração com o GuiaBolso para o Open Banking

Banco Original ganha integração com o GuiaBolso e marca era do Open Banking no Brasil.

O Banco Original e o gerenciador financeiro automatizado GuiaBolso anunciaram nesta segunda-feira (19) uma parceria que permitirá integração da conta-corrente com o aplicativo de finanças pessoais.

O acordo prevê inclusive a possibilidade de iniciar a abertura de uma conta-corrente no Banco Original pelo aplicativo do GuiaBolso. Quem abrir uma conta no Original via parceria e tiver cartão de crédito aprovado terá isenção de mensalidade por um ano no serviço SEM PARAR; além de seis meses de isenção de mensalidade nos aplicativos Netflix e Spotify.

GuiaBolso

GuiaBolso faz parceria com o Banco Original além do gerenciador financeiro; iniciativa marca o primeiro Open Banking do país. (imagem: divulgação)

Dentre as funcionalidades do Open Banking, podemos citar:

  • Correntistas do Banco Original poderão integrar à conta-corrente ao gerenciador financeiro GuiaBolso;
  • Clientes do GuiaBolso poderão iniciar a abertura de conta no Banco Original pelo gerenciador financeiro;
  • Futuramente, será possível realizar transações bancárias na conta do Banco Original pelo aplicativo GuiaBolso;

Para cada conta-corrente aberta no Original pelo aplicativo GuiaBolso, a empresa ganhará uma comissão, mas o valor não foi divulgado.

PRIMEIRO OPEN BANKING DO BRASIL

A parceria marca o primeiro open banking do Brasil! A integração permitirá não só a alimentação do gerenciador financeiro com informações automatizadas da conta-corrente, mas, futuramente, também será possível realizar transações financeiras no Banco Original pelo GuiaBolso.

Como o Open Banking ainda é novidade no Brasil, apenas algumas funcionalidades estarão acessíveis em um primeiro momento.

Ainda que o Open Banking do Banco Original e do GuiaBolso não tenham funcionamento pleno por conta da falta de regulação, já é um bom começo para o lançamento da tecnologia no Brasil, cujo uso já está bastante difundido na Europa.

Resumidamente, o Open Banking permitirá – com a autorização dos consumidores – que o sistema financeiro seja integrado por CPF ou CNPJ; na prática, um consumidor poderá realizar transações financeiras no Banco X no Banco Y, e vice-versa. Com esse modelo de negócio é esperado também uma redução nas taxas ao consumidor, pois acirrará a concorrência entre os bancos e startups.

A expectativa é que o Open Banking entre em funcionamento pleno no Brasil a partir de 2020; ano em que o Banco Central planeja o lançamento de um sistema instantâneo de transferências que funcionará 24 horas por dia e que substituirá as transferências via TED (Transferências Eletrônicas Disponíveis).

Essa não é a primeira vez que a instituição é pioneira no Brasil, em 2016 o Banco Original tornou-se a primeira instituição a viabilizar a abertura de contas pelo celular.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente