Brink’s Pay vai permitir que bancos disponibilizem depósitos e saques em estabelecimentos do varejo com tecnologia integrada aos APPs das instituições financeiras.
A Brink’s – empresa líder mundial em soluções de segurança e transporte de valores – acaba de lançar uma solução de pagamento alternativa aos caixas eletrônicos, batizada de Brink’s Pay, o serviço vai permitir que os consumidores façam depósitos e saques em estabelecimentos comerciais via QR Code.
Ao oferecer saques pela plataforma os estabelecimentos conseguem, de um jeito eficiente, depositar valores em bancos e, consequentemente, reduzem os valores em espécie no caixa dos estabelecimentos, pois a Brink’s paga eletronicamente pelos valores disponibilizados pela plataforma.
O serviço pode ser a solução ideal para pequenos estabelecimentos que não utilizam o transporte de valores com tanta frequência.
MELHOR LOGÍSTICA DO DINHEIRO
A solução, que pode ser integrada ao aplicativo de bancos, permite a “reciclagem” das notas no PDV (Ponto de Venda), o que reduz a demanda do transporte de valores.
Há ainda a possibilidade de ser remunerado pelo serviço, visto que a Brink’s ganhará uma pequena comissão dos bancos e instituições financeiras a cada saque e/ou depósito realizado pelo Brink’s Pay.
Em contrapartida, o consumidor também acaba sendo beneficiado com a oferta de depósitos e saques em milhares de estabelecimentos parceiros da Brink’s em todo o país; o que promete ser mais barato do que a utilização de ATMs compartilhados.
Os clientes dos bancos e instituições financeiras parceiros vão poder buscar pontos de depósitos e saques da rede Brink’s, entre supermercados, farmácias, lojas, padarias, etc. Usando a geolocalização do aplicativo será possível buscar um PDV participante mais próximo.
O consumidor faz o depósito e/ou saque por meio da tecnologia QR Code, basta mirar a câmera do celular no código do estabelecimento ou então mostrando o QR Code do correntista.
No caso dos depósitos, a principal vantagem é a possibilidade de depositar valores em contas bancárias na hora, visto que o valor é compensado instantaneamente no caixa do estabelecimento participante.
O Brink’s Pay também melhora a eficiência dos bancos, uma vez que reduz a dependência da rede de terminais de autoatendimento (ATM’s). Caso ganhe popularidade o serviço da Brink’s pode impactar no crescimento de caixas eletrônicos compartilhados como o da rede Banco24Horas, por exemplo.