HSBC usará Selfie para permitir abertura de conta pelo celular

O Banco HSBC anunciou que iniciará a abertura de contas bancárias por meio do celular, a instituição usará a selfie como procedimento de segurança para validar a identidade do solicitante da conta-corrente. A mudança, no entanto, não deve ser estendida ao Brasil, já que as operações no país foram adquiridas pelo Banco Bradesco. Até o final de 2016 o banco promete iniciar um programa piloto que permitirá que correntista do Reino Unido e de alguns países em que o banco atua, abram uma conta bancária usando o celular.

HSBC permitirá abertura e encerramento de conta sem que o futuro correntista tenha que ir até uma agência (divulgação)

HSBC permitirá abertura e encerramento de conta sem que o futuro correntista tenha que ir até uma agência (divulgação)

No Brasil vários bancos já permitem a abertura de uma conta-corrente pelo celular. O Banco Original foi o pioneiro, posteriormente, Banco Intermedium, Neon e, mais recentemente, o Banco Itaú liberaram a abertura à distância, sem que seja necessário que o cliente compareça a uma agência da instituição.

“Através da simplificação do processo de verificação de identidade, nós vamos ser capazes de economizar tempo de nossos clientes e abrir contas mais rápido. Esperamos também que a conveniência e velocidade de um selfie para tornar-se o método de verificação de escolha para os nossos clientes, que já não precisa visitar uma agência para concluir o processo de abertura da conta, inicialmente a novidade será disponibilizada aos futuros clientes empresariais, mas já há planos para estender a novidade a todos os novos interessados”, afirmou Richard Davies, chefe de proposições globais para bancos comerciais do HSBC.”

Para dar mais segurança ao processo de abertura da conta pelo celular o HSBC solicitará uma selfie (foto instantânea) que deverá ser tirada na hora pelo aplicativo. Para evitar que terceiros abram uma conta usando foto de terceiros em redes sociais e impedir a lavagem de dinheiro, será preciso também fotografar um documento de identificação oficial com foto, dando ainda mais credibilidade e segurança a todo o processo.

A tendência é que cada vez menos seja necessário o comparecimento a uma agência bancária, estamos caminhando para um momento em que tudo poderá ser resolvido pela internet ou através de um smartphone.

Outra característica dos bancos digitais é que a maioria não cobra tarifa de manutenção. É o caso do Banco Intermedium que lançou uma conta-corrente digital totalmente gratuita e ilimitada. Pela conta o cliente pode fazer transferências ilimitadas para qualquer banco, débitos via cheque ou boleto e saques ilimitados na rede Banco24Horas.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente