Conta empresarial – Posso abrir uma iConta como pessoa jurídica no Banco Itaú?

Se você tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é normal que queira economizar nas taxas bancárias, afinal, manter uma conta-corrente pode representar um gasto de mais de R$ 1 mil por ano. Para pessoa física (CPF) existem várias alternativas gratuitas para ter conta em banco sem pagar nada, temos os Serviços Essenciais e as contas digitais como a iConta do Itaú, que são gratuitas e ilimitadas, desde que o cliente faça tudo online ou através de caixas eletrônicos e não use a agência.

Se você é um empreendedor e possui uma MEI (Microempreendedor Individual), Micro Empresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), etc, é natural que queira ter uma conta como pessoa jurídica sem pagar tarifa, afinal, muitas empresas movimentam a conta apenas para fazer e receber depósitos.

Contas para Pessoa Jurídica (PJ) deverá ser o próximo passo dos bancos 100% digitais.

Contas para Pessoa Jurídica (PJ) deverá ser o próximo passo dos bancos 100% digitais.

A resolução 3.919 que cria os serviços essenciais e, também, a regulamentação das Contas Digitais gratuitas não prevêem tais benefícios para pessoa jurídica (PJ), infelizmente! Portanto, os bancos não são obrigados a abrirem uma conta corporativa sem tarifa de manutenção. No entanto, eles devem disponibilizar, ao menos, três opções de pacotes, podendo o cliente optar pelo mais barato.

A iCONTA é exclusiva para o cliente pessoa física, ou seja, só pode ser aberta pelo CPF (não pelo CNPJ).

BANCOS DIGITAIS DEVEM LANÇAR CONTA PJ EM BREVE

A boa notícia é que a abertura de contas corporativas para empresas (PJ) já está nos planos dos bancos 100% digitais. O Banco Intermedium e o Banco Original, por exemplo, já possuem um estudo de viabilidade da conta jurídica no formato digital. O Banco Intermedium já inclusivo iniciou um teste-piloto com empresas do tipo startup em Belo Horizonte – MG.

A expectativa é de que, em breve, será possível a abertura de uma conta digital empresarial, o que pode eliminar as tarifas e facilitar a vida do empreendedor. Essa modalidade de conta deve focar em pequenas e médias empresas, tal como o MEI.

Atualmente o Itaú e nenhum outro banco brasileiro abre contas corporativas pela internet. O empresário ainda precisa ir em uma agência para formalizar a abertura. Com a greve dos bancários que já completa mais de vinte dias, novos empresários estão excluídos do sistema financeiro.

Gratuito não significa que não dá lucro para o banco – Oferecer uma conta-corrente sem tarifa de manutenção pode ser lucrativo para o banco, pois, além de ganhar um percentual de tudo que o cliente gasta no cartão da conta, ainda podem atrair investimentos, já que o correntista tende a investir na instituição no qual é correntista pela conveniência.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente