Saiba o que acontece com quem tem iConta após a extinção da modalidade

Abertura e migração para iConta do Itaú será suspensa em Maio de 2017. Os clientes que já possuem a modalidade não serão impactados.

Lamentavelmente o Banco Itaú decidiu suspender novas contratações da iConta Itaú, uma conta-corrente digital que gratuita e ilimitada. Até o dia 30 de Abril de 2017 ainda é possível abrir ou migrar para a modalidade em qualquer agência do Banco Itaú. Neste artigo explicaremos sucintamente o que acontecerá com quem já possui a conta digital isenta de tarifas do laranjinha.

Com a iConta o cliente recebe um cartão múltiplo (débito e crédito) internacional da MasterCard. Modalidade será extinta em Maio de 2017 (divulgação)

Nada muda! Quem já tem a iConta continuará com todas as vantagens da modalidade, ou seja:

  • Sem tarifa de manutenção;
  • Cartão de Débito MasterCard Internacional (função crédito está sujeita à cobrança de anuidade);
  • Saques ilimitados em caixas eletrônicos do Itaú e Banco24Horas;
  • Cheques (modalidade não movimentada mais por talão de cheque, embora alguns clientes relatem que ainda conseguem emitir folhas de cheque);
  • Pagamento de contas e boletos bancários ilimitados pela internet, caixa eletrônico e APP;
  • Cobrança de tarifa apenas nos serviços avulsos realizados nas agências (atendimento presencial);

No ano passado já havíamos previsto que a instituição suspenderia a modalidade depois que:

Acreditamos que o desinteresse do banco que culminou no encerramento da modalidade foi motivado pela pressão dos bancários e pela queda no faturamento com as tarifas, já que muitos clientes mudaram para o segmento ilimitado e livre de tarifas para movimentações por canais eletrônicos.

Vale lembrar que o Itaú não foi o primeiro banco a suspender a modalidade. O Bradesco e o Banco do Brasil também tinham uma modalidade 100% gratuita e ilimitada para movimentações por canais eletrônicos, DigiConta e BB Conta Eletrônica, respectivamente, tais modalidades foram descontinuadas recentemente.

Intermedium – A boa notícia é que o Banco Intermedium deve intensificar a oferta de conta-corrente gratuita e ilimitada. A instituição que disponibiliza a abertura de conta via internet e APP deve disponibilizar, em breve, uma conta gratuita também para Pessoa Jurídica.