Muitos clientes estão sendo surpreendidos pelo Banco Itaú, a instituição têm encerrado algumas contas bancárias alegando desinteresse comercial. Em uma correspondência o banco informa que em até 30 dias a conta entrará em regime de encerramento em virtude do desinteresse comercial por parte da instituição. Ou seja, o banco não quer mais o correntista como cliente. Neste artigo falaremos sobre os prováveis motivos que podem, eventualmente, levar a instituição a desistir do relacionamento.
O desinteresse comercial é mais comum do que se imagina, basta procurar por ERRO 408 ou Desinteresse Comercial que você encontrará uma série de relatos. São, muitas vezes, clientes revoltados por terem tido a sua conta-corrente encerrada unilateralmente pela instituição financeira.
Dentre os supostos motivos estão:
- Falta de movimentação – cliente não usa muito a conta. Caso a conta-corrente fique sem movimentação por 6 (seis) meses ou mais, a conta bancária pode ser encerrada automaticamente pela instituição financeira.
- Suspeita de Fraude – Caso haja a suspeita de fraude ou de atividade ilícita (exemplo: Lavagem de Dinheiro) o banco pode encerrar a conta bancária e alegar desinteresse comercial, afinal, nenhuma instituição quer um cliente problemático.
- Suspeita de sonegação de impostos – Caso o cliente movimente altas quantias e não declare o imposto de renda mesmo estando obrigado, isso pode acender um alerta na instituição e ocasionar o bloqueio e/ou cancelamento da conta.
- CPF irregular – Se, eventualmente, o CPF (Cadastro de Pessoa Física) estiver irregular na Receita Federal ele pode estimular o banco a realizar o encerramento caso a situação não seja regularizada em tempo hábil.
- Nome Sujo – Ter o CPF incluído na lista de devedores do SCPC ou SERASA pode desistimular o banco a manter o relacionamento em virtude do alto risco na concessão de crédito.
- Desinteresse Comercial – Motivo alegado com frequência, é algo genérico, a instituição só diz que o encerramento é em virtude de falta de interesse comercial. Da mesma forma que o cliente pode optar por suspender o relacionamento a qualquer momento, o banco também pode!
Atenção: O Banco Itaú deve comunicar por correspondência (carta ou e-mail) ou através de ligação telefônica. A conta entrará em processo de encerramento em até 30 dias após o envio da comunicação. Há casos em que a conta é bloqueada, caso haja dinheiro na conta o cliente deve ir até a uma agência (de mesmo segmento) para obter o reembolso.
Infelizmente são raros os casos de gerentes que conseguem reverter o cancelamento da conta. Caso se sinta prejudicado pelo ato do banco você pode (e deve!) entrar com uma ação na justiça, são vários os casos em que o judiciário tem se mostrado favorável ao consumidor.