Maior banco privado do país vem demostrando o desinteresse comercial na abertura dessa modalidade, tal como já aconteceu com o Banco do Brasil no mês passado.
O Banco Itaú foi pioneiro em lançar a Conta Digital tão logo quando o Banco Central regulamentou a modalidade sem tarifa de manutenção e com serviços ilimitados via canais eletrônicos (internet, mobile e caixa eletrônico) em 2012. Em 2016 foi o ano em que a iConta se popularizou ainda mais com o surgimento de contas digitais como a do Intermedium, cuja abertura é feita pelo celular. A má notícia é que há fortes indícios de que a iConta será descontinuada pela instituição em breve.
Quem é que não lembra da greve dos bancários que deixou os correntistas um mês sem acesso as agências, uma das pautas era a descontinuidade do modelo digital para, segundo eles, preservar os empregos. Parece que a pressão está surtindo efeito, pois o Itaú pode ser o segundo grande banco a extinguir a modalidade, pois o Banco do Brasil já fez isso no mês passado.
A iConta ainda pode ser aberta nas agências do Banco Itaú (não se sabe até quando…), mas sem a pré-abertura online, o que acaba dificultando, uma vez que o procedimento pela internet agilizava todo processo.
SINAIS DE QUE A ICONTA PODERÁ SER DESCONTINUADA EM BREVE
- Lançou o aplicativo Abreconta que permite abrir conta-corrente pelo celular (incluindo até Serviços Essenciais) mas não disponibilizou o pacote iConta, que, na nossa opinião, deveria ter sido o primeiro a ser disponibilizado pela internet.
- Retirou a possibilidade de contratar cheque através da iConta – desde o começo do mês o Banco Itaú está alertando seus clientes de que a iconta não será mais movimentada por talonário de cheque, quem precisar de cheque terá que ir até uma agência e alterar a modalidade da conta, ou seja, sair da iConta. Antes disso acontecer os clientes tinham a possibilidade de solicitar um talão com 10 folhas por R$35,00, sendo que o primeiro do mês era gratuito, agora nem isso! Mas é fato que cheque na combina com uma conta digital que tem DOC e TED ilimitado para qualquer banco, mas, ainda assim, é um retrocesso, pois limita a funcionalidade.
- Retirou o site da iConta da internet – O site www.iconta.com.br (www.iconta.com.br) não está mais disponível. No portal era divulgado as principais vantagens da modalidade de conta.
- Vídeo da iConta foi excluído ou privado – No canal oficial do Banco Itaú na internet já não costa mais o vídeo com a campanha publicitária da iConta.
- Fim do formulário de pré-abertura pela internet – No link www.itau.com.br/conta-corrente/abra-sua-conta/iconta/ era possível fazer a pré-abertura da conta digital, o que agilizava a abertura na agência, agora nem isso é mais disponibilizado, os interessados devem procurar diretamente a agência.
Se o banco não estiver interessado em descontinuar a modalidade, pelo menos [esconder] ele está querendo, pois no site www.itau.com.br já não há mais nenhum link informando sobre a modalidade (exceto na página de tarifas, onde o pacote ainda aparece).
QUEM JÁ TEM UMA ICONTA – Caso já tenha a iConta, tranquilize-se, a modalidade não deve ser descontinuada para quem já possui a conta digital – tal como ocorreu com o Banco do Brasil ao descontinuar a Conta Eletrônica BB – o Itaú deve honrar a modalidade para quem já possui, caso o cancelamento de novas adesões se confirme.
Contas digitais:
- iConta – fortes indícios de que a modalidade pode acabar em breve
- DigiConta – nenhum sinal de descontinuação, sites, vídeos e pré-abertura continua disponível;
BB Conta Eletrônica– descontinuado- Conta Digital Intermedium – cada dia mais forte, esse é o único banco que investe na modalidade digital, com divulgação e investimentos.
Observação: O Banco Original e Neon não foram citados nessa matéria pois eles não oferecem uma conta-corrente digital com transações ILIMITADAS, embora eles tenham opção sem tarifa de manutenção, eles possuem tarifas.