Itaú acaba com iConta – Adeus conta digital gratuita!

Itaú acaba com iConta, modalidade será descontinuada em Maio. Quem já tem a modalidade continuará usufruindo dos benefícios. Abertura de iConta ou migração poderá ser feita até o dia 30 de Abril de 2017.

Ontem (04 de Abril) o Banco Itaú anunciou a suspensão da iConta. O produto só estará disponível para contratação até o dia 30 de Abril de 2017, depois disso será descontinuado. A iConta é uma modalidade de conta-corrente digital gratuita e ilimitada para transações via canais eletrônicos, saques e transferências via TED (para qualquer banco) não são cobrados. A iConta foi a primeira conta digital do Brasil, foi lançada em 2007 depois da regulamentação deste tipo de conta pelo Banco Central do Brasil.

Itaú acaba com a iConta em Maio de 2017

Pressão dos bancários pode ser o motivo – O motivo do encerramento da iConta para novas aberturas pode estar relacionada com a forte pressão do Sindicato dos Bancários. No ano passado noticiamos que a iConta poderia estar próxima do fim justamente por causa dos sindicatos, essa informação agora acaba de ser confirmada.

Bancários exigiram mudanças no modelo de agências e contas digitais o que pode ter estimulado o BB a encerrar a modalidade (reprodução)

Na rede oficial do Banco Itaú a instituição confirmou o encerramento da modalidade a partir do dia 30 de Abril de 2017:

Todos os bancos tradicionais decidiram acabar com as contas digitais

O primeiro banco tradicional (bancos que possuem rede de agências) a acabar com a Conta Digital foi o Banco do Brasil, a instituição suspendeu a abertura da BB Conta Eletrônica, que era uma conta digital gratuita e ilimitada para transações via canais eletrônicos. Depois disso o Bradesco fez o mesmo e suspendeu a DigiConta. Agora chegou a vez do Banco Itaú anunciar a descontinuação da iConta a partir do dia 30 de Abril de 2017.

Quem já tem iConta não será impactado. Da mesma forma que os bancos honram a oferta da BB Conta Digital e DigiConta para quem já tinha a modalidade, os correntistas da iConta continuarão isentos de tarifas.

Não confunda Conta Digital com Conta Digitalizada – Nem toda conta-corrente aberta pela internet é uma conta digital. A conta digital tem como característica ser ilimitada e gratuita para transações via canais eletrônicos – internet banking, caixa eletrônico, celular – já a conta digitalizada é aquela que pode ser aberta via internet ou celular, mas ela, geralmente, cobra tarifa e não é ilimitada para transações via canais eletrônicos.

ILIMITADA E GRATUITA MESMO AGORA SÓ O INTERMEDIUM

Com o anúncio do fim da iConta só o Banco Intermedium é que passará a oferecer a conta digital gratuita e ilimitada para transações via canais eletrônicos. O Banco Original, Agipag (Banco Agiplan), Banco Neon, ContaSuper (Santander), etc, não podem ser considerados contas digitais pois possuem tarifa e não são ilimitados para transações via canais eletrônicos.

Até 30 de Abril de 2017 ainda é possível migrar – A boa notícia é que quem ainda não possui a iConta poderá migrar gratuitamente em qualquer agência, para isso será necessário o comparecimento até o dia 30 de Abril de 2017, após essa data o serviço será descontinuado para novas contratações.

Requisitos para mudar ou abrir uma iConta:

  • Em caso de migração de conta o cliente deverá ter uma única conta no Banco Itaú;
  • A conta deve estar no segmento varejo – Caso sua conta seja do Itaú Personnalité ou Uniclass será necessário solicitar o downgrade e, posteriormente, migração;
  • Caso não tenha conta-corrente no Itaú, a abertura de uma nova conta deverá ser feita mediante o preenchimento do formulário de pré-abertura da iConta, disponível no site www.iconta.com.br

A notícia deve ser boa para o Banco Intermedium, pois deve aumentar a demanda do banco digital que não cobra tarifa! Já são mais de 120 mil correntistas Pessoa Física economizando nas tarifas bancárias e, em breve, será lançado uma conta digital para Pessoa Jurídica.

Postagens úteis: