No mês passado o Banco do Brasil suspendeu a abertura da Conta Eletrônica, uma conta digital sem tarifas e com transações ilimitadas pela internet, celular ou caixa eletrônico, com ela era possível fazer transferências e saques à vontade. Parece que agora o Banco Itaú pode estar próximo de encerrar a modalidade, nossa equipe percebeu que a instituição discretamente excluiu ou privou o hotsite da iConta e suspendeu a página de pré-abertura pela internet, curiosamente o vídeo com a divulgação da modalidade foi removido do canal oficial da instituição no Youtube.
Pode, porém, ser apenas um problema técnico. Mas o que chamou mais a nossa atenção foi a retirada do vídeo, hotsite e pré-abertura. Além disso, a instituição passou a abrir conta-corrente pelo celular e pela internet, mas não inclui a modalidade iConta, demostrando o seu desinteresse em abrir esse tipo de conta.
Pode até ser que a iConta não seja descontinuada. Mas o fato é que o banco parece estar empenhado em “esconder” a existência dessa modalidade de conta, evitando, assim, novas aberturas e a migração da base de clientes para o pacote ilimitado e sem tarifa de manutenção.
Quem acessa o site www.iconta.com.br ou www.itau.com.br/conta-corrente/abra-sua-conta/iconta/ é surpreendido com o seguinte erro:
Além de não divulgar mais a iConta em seu site, dificultando a abertura. O Banco Itaú também não abre a modalidade digital pelo aplicativo (o que não faz nenhum sentido, afinal, a iConta é digital), pois, para abrir pelo celular o cliente tem que optar por um pacote tarifado ou então aderir aos serviços essenciais, que é grátis, porém, bastante limitado já que não tem TED e nem saque ilimitado via canais eletrônicos.
AINDA É POSSÍVEL ABRIR A ICONTA NA AGÊNCIA – MAS SEM A PRÉ-ABERTURA PELA INTERNET
A boa notícia é que na sexta-feira (18) conseguimos abrir uma iConta em uma agência do Banco Itaú, porém o procedimento foi um pouco mais demorado, já que não houve pré-cadastro pela internet. Quem ainda tiver interesse de ter a conta digital sem tarifa no laranjinha, deve correr, pois não sabemos até quando tal modalidade vai continuar disponível para novas adesões.
Felizmente, caso aconteça o pior e a extinção da iConta se confirme igual aconteceu com a Conta Eletrônica do Banco do Brasil, ainda temos alternativas gratuitas como Conta Digital Intermedium e DigiConta do Bradesco.
Entramos em contato com a instituição e, até o fechamento dessa matéria, não obtivemos nenhuma resposta.
A boa notícia é que quem já tem a iConta deve poder continuar utilizando-a caso isso se confirme, pois, assim como o BB, o banco deve honrar a modalidade oferecida no momento da abertura, mesmo que decida descontinuar tais serviços. Quem já tem iConta só sai da modalidade se receber unilateralmente caso receba uma carta comunicando o encerramento da conta-corrente por desinteresse comercial.