N26 funcionará no Brasil em parceria com banco local

A instituição financeira que será parceira do N26 no Brasil ainda não foi anunciada.

A atuação do N26 Bank no Brasil dependerá de parceria com um banco tradicional, tal como já ocorre com a Neon Pagamentos S/A que precisa do Banco Votorantim para conseguir atuar no mercado financeiro nacional.

Na Europa a fintech também começou a atuar por meio de parcerias com bancos locais, mas a instituição já conseguiu virar um banco independente. Nós acreditamos que o N26 atuará por meio de parcerias apenas até conseguir finalizar o processo para virar um banco junto ao Banco Central do Brasil (BCB), tal processo é extremamente demorado, vide caso do Nubank.

Cartão gratuito do N26

Cartão enviado no plano grátis é transparente, internacional e possui tecnologia Contactless que permite pagamentos por aproximação. (imagem: divulgação N26 Bank)

Sem a parceria com um banco tradicional o N26 não seria elegível para fornecer serviços financeiros ao consumidor.

Na prática o banco parceiro funcionará apenas como liquidante das operações da fintech. O atendimento e o processo de abertura de conta ficará a cargo do N26.

Vantagens da atuação em parceria com um banco tradicional:

  • Proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), pois os fundos das contas ficam custodiados por um banco tradicional;
  • Possibilidade de oferecer investimentos do banco parceiro;
  • Possibilidade de oferecer serviços financeiros: cartão de crédito, empréstimo, seguros, etc, em parceria com o banco tradicional;
  • Os clientes da fintech poderão receber e enviar transferências via DOC ou TED para qualquer banco;

Caso o N26 decida disponibilizar investimentos ele terá duas opções:

  • Oferecer investimentos de renda fixa de um banco parceiro (CDB, LCI, etc); ou;
  • Aplicar o dinheiro dos correntistas em títulos públicos federais, algo que o Nubank e o PicPay já fazem;

Transferências para contas de pagamentos já são possíveis

Embora o N26 precise de um banco tradicional para receber pagamentos via DOC, TED, fornecer investimentos e empréstimos, a instituição já pode receber pagamentos de outros bancos, isso porque no ano passado o Banco Central e a Febraban lançaram a transferência para contas de pagamentos via TED, opção que já está disponível no internet banking da maioria dos bancos tradicionais.

A transferência para contas de pagamento permite a transferência de recursos entre bancos tradicionais e contas não-bancarizadas, por exemplo.

No momento da transferência o correntista precisa selecionar a opção correspondente para conseguir transferir valores para uma conta de pagamentos em vez de uma conta-corrente.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente