Na Europa, N26 lança cartão virtual para permitir utilização imediata da conta

Prestes a chegar ao Brasil, N26 lança cartão virtual no mercado europeu.

O N26 anunciou nesta segunda-feira (06), que os novos correntistas do banco digital na Europa vão poder gerar o cartão virtualmente logo após a abertura da conta na fintech. Tal novidade deve permitir que os novos clientes utilizem o cartão logo na abertura da conta, inclusive em lojas físicas, sem ter que esperar a entrega do cartão físico.

Pagamentos pelo celular

Com o cartão virtual, novos correntistas do N26 poderão utilizar Google e Apple Pay logo após a aprovação da conta e sem depender da entrega do cartão físico.

O N26 é o maior banco digital da Europa, a instituição está em um projeto de internacionalização que inclui o Brasil no cronograma desde 2019. Já há inclusive um escritório no Brasil liderado pelo executivo Eduardo Del Guerra Prota.

Com o cartão virtual os correntistas do N26 vão poder comprar pela internet em sites e aplicativos. A liberação do cartão digital também deve permitir que os correntistas utilizem carteiras digitais que permitem pagamentos por aproximação pelo celular, por exemplo.

De acordo com o N26, o desenvolvimento do cartão virtual foi acelerado para apoiar os clientes durante o período de quarentena, pois permitirá que os correntistas utilizem a conta em pagamentos no cartão logo após a abertura. “Esta opção permitirá que os clientes realizem as suas operações bancárias de forma mais fácil e simples, sem que tenham de sair das suas casas. Esta funcionalidade está disponível para todos os clientes N26 na Europa“, dizia a nota enviada pelo N26 à imprensa.

Para Apple Pay e Google Pay, o limite diário de despesas com o cartão virtual cadastrado no aplicativo será de 200 euros, valor que pode ser ampliado pelo correntista assim que ele receber o cartão físico da fintech.

O cartão virtual também é um importante elemento do segurança, pois os clientes poderão substituir o cartão físico nas compras pela internet. Em caso de problema e/ou fraude no cartão virtual basta que o titular realize o bloqueio da versão atual e emita um novo sem custo pelo aplicativo.

A utilização do cartão físico em compras pela internet acaba sendo mais onerosa, pois em caso de fraude em compra online a instituição acabava sendo obrigada a emitir uma nova via do cartão físico, o que aumentava os custos e impossibilitava o uso da conta até o recebimento do novo cartão.

No Brasil, o N26 já recebeu autorização da Jucesp e da Receita Federal em Junho de 2019 para começar a funcionar, mas o banco digital europeu segue sem previsão de data de lançamento no país. Além do N26, o Revolut é outro banco digital europeu que planeja o lançamento de uma conta digital por aqui.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente