Está com o nome incluído em órgãos de proteção ao crédito como SCPC ou SERASA? Saiba que ter o nome sujo não é impedimento para a abertura de uma conta digital em alguns bancos. Nós temos relatos de diversos consumidores que conseguiram abrir uma conta-corrente mesmo estando com o nome sujo, isto é, com o CPF incluído no cadastro de inadimplentes.
Ter o nome sujo impede o acesso a crédito, mas não impede a abertura de uma conta-corrente exclusiva para depósitos, saques, pagamentos e transferência. Com tanto que você NÃO peça um cartão de crédito ou limite de cheque especial, é provável que consiga abrir uma conta mesmo estando negativado.
A exceção fica por conta de dívidas com a instituição emissora da conta. Por exemplo, quem têm dívidas com o Bradesco, dificilmente consegue abrir uma conta digital no Next, pois se trata da mesma instituição financeira. Mas nada impede que o consumidor busque outras instituições financeiras.
CONTAS DIGITAIS QUE PODEM SER ABERTAS COM O NOME SUJO
A seguir apresentamos a lista de contas digitais que temos relatos de consumidores com o “nome sujo” que conseguiram abrir uma conta mesmo assim:
- Banco Inter – PF e PJ;
- Agibank – PF ou Conta MEI;
- Superdigital (não faz consulta ao SCPC);
- Neon;
- Woop Sicredi (há relatos de consumidores negativados que conseguiram abrir uma conta);
- Yoou Sicoob;
- BB Conta Fácil;
- Banco Original (conheço várias pessoas com “nome sujo” que conseguiram abrir conta);
- Santander;
- Itaú abre conta pelo celular (abre conta para negativados, desde que a dívida não seja com uma empresa do Grupo Itaú);
- Next do Bradesco (abre conta para negativados, desde que a dívida não seja com o Bradesco);
A conclusão que chegamos é que ter o nome negativado não é impedimento para abrir uma conta-corrente digital, desde que você não peça limite de crédito. Caso solicite um cartão de crédito, cheque especial ou qualquer outro limite de crédito já no ato da abertura, é provável que a sua conta seja indeferida pela instituição financeira após a análise de crédito.
Note que, embora tais instituições abram conta-corrente digital para negativados, a abertura de uma conta bancária sempre estará sujeita à análise do banco. Há casos de clientes que, mesmo com o nome limpo, têm a abertura indeferida sem explicação. A recusa, portanto, não quer dizer necessariamente que o consumidor está com o nome negativado, significa apenas que ele não foi aprovado pelo banco digital.