Quem já foi sócio de uma empresa que foi à falência encontrará dificuldade para abrir uma outra conta Pessoa Jurídica; a participação em uma sociedade falida pode até mesmo impedir uma pessoa de conseguir crédito no mercado, pois, alguns bancos, encaram isso como grande fator de risco de inadimplência.
Esse tipo de restrição é mais comum nos bancos tradicionais. Geralmente as instituições que abrem conta pela internet não restringem o acesso aos sócios de empresa falida.
Fator de risco
O principal motivo na recusa de conta bancária para quem já teve participação em empresa falida é o fator de risco causado pelo ocorrido no passado. Caso a empresa que abriu seja do tipo Limitada a cobrança de débitos é limitada aos bens da empresa, dificilmente a instituição financeira conseguirá cobrar o débito do sócio em caso de inadimplência nos pagamentos.
O risco de inadimplência (baseado no histórico do passado) é o fator decisivo para muitas instituições recusarem a abertura de uma conta empresarial, mesmo que seja apenas um dos sócios que tem (ou teve) participação em uma empresa em processo de falência.
O percentual das cotas que o sócio com pendência possui na nova empresa também é um fator decisivo em muitas instituições.
Peça uma conta sem limite – Caso não precise de limite de crédito (capital de giro, empréstimo, cartão de crédito e financiamentos), nossa dica é para que peça para abrir apenas uma conta para depósitos, saques e transferências. Ao fazer isso você evita que o banco faça uma profunda análise de crédito no momento da abertura da conta.
Conforme for movimentando a conta PJ pode acontecer dos limites de crédito serem liberados sem que solicite.
Portanto, a estratégia de abrir uma conta básica (sem limites) pode ser uma alternativa para quem enfrenta dificuldade na abertura de conta-corrente devido a participação no quadro societário de empresa falida.
Capital social e bens da empresa influencia
O capital social da empresa e a lista de bens pode impactar na concessão de crédito no momento da abertura de uma conta PJ. Caso a empresa tenha imóveis, máquinas, etc, pode ser mais fácil abrir uma conta jurídica com um sócio que já teve participação em sociedade falida. Se a empresa não possui muitos bens ou o capital social é muito baixo, o risco para instituição financeira acaba sendo maior.
Tive um cliente que no passado teve participação em uma sociedade falida, ele não conseguia abrir uma conta PJ, sempre era recusado por “desinteresse comercial”. No caso dele a solução foi aumentar o capital social da empresa.