Contas digitais já podem receber portabilidade de salário

Contas digitais abertas por empresas que não são bancos poderão ser utilizadas para receber o salário graças ao lançamento da Portabilidade Digital.

Para aumentar a concorrência entre as instituições financeiras e, dessa forma, reduzir a taxa de juros ao consumidor, o Banco Central passou a permitir que as contas digitais (bancarizadas ou não) passem a receber Portabilidade de Salário. A novidade permitirá que os trabalhadores optem por receber seus pagamentos por contas digitais como: Paypal, NuConta, Mercado Pago, PagSeguro, dentre outras.

A Portabilidade de Salário Digital vale a partir do dia 01 de Julho de 2018. As empresas responsáveis por contas digitais e que tiverem o interesse em receber portabilidade de salário de seus clientes deverão criar um formulário eletrônico para que o trabalhador possa efetuar a solicitação pela internet; a partir daí basta que elas façam o registro no sistema nacional de portabilidade de salário, que vai começar a funcionar a partir do mês de Julho de 2018.

Portabilidade Digital do Banco Original

Original passa a oferecer portabilidade de salário 100% digital por aplicativo (divulgação)

A portabilidade digital não quer dizer que o consumidor poderá optar por receber o salário diretamente por uma conta digital não-bancarizada, pois para pedir a portabilidade do salário é necessário que o consumidor tenha uma conta-salário e, posteriormente, peça a portabilidade para uma conta digital.

O Banco Central estuda também criar uma forma do trabalhador poder optar por receber o salário diretamente por uma conta não-bancarizada sem que seja necessário abrir primeiro uma conta-salário, visto que o novo sistema do banco central permitirá o cruzamento dos dados.

Importante: Só será possível solicitar a portabilidade do salário caso a sua conta seja do tipo “conta-salário”, caso receba seu pagamento por uma conta-corrente ou poupança, a portabilidade digital não será possível, sendo necessário trocar os dados de pagamento diretamente com o empregador, visto que a modalidade de conta-corrente e/ou poupança não permite portabilidade.

1a instituição a fazer a portabilidade do salário – O Banco Original anunciou que é a primeira instituição brasileira a permitir a portabilidade digital do salário, a instituição permite a novidade desde o dia 01 de Junho de 2018, ou seja, 1 mês antes da resolução do Banco Central entrar em vigor. Os clientes que pedirem portabilidade terão isenção de tarifa de manutenção na conta-corrente, desconto e/ou isenção na anuidade do cartão de crédito e 50% de desconto na taxa de juros do Cheques Especial e Empréstimo Pessoal.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente