Posso abrir conta salário mesmo com dívidas no CPF?

Os grandes empregadores optam por efetuar o pagamento de salário por meio de uma conta salário, cujo convênio é formado com uma determinada instituição financeira. O futuro funcionário da empresa precisa se dirigir a agência escolhida pela empresa com a carta de encaminhamento para que a conta possa ser aberta. Caso tenha restrições no SCPC ou Serasa, isso não pode ser um empecilho para a abertura da conta – mesmo que a dívida seja com a instituição em questão. Neste artigo falaremos sobre o procedimento para abrir uma conta salário mesmo com dívidas.

documentos-bancariosA conta salário não é igual a uma conta-corrente, ela não é de depósito à vista, apenas o empregador do trabalhador é que conseguirá realizar depósitos nesta conta. Não há tarifas, mensalidades, cheques ou limite de crédito na conta.

O funcionário é encaminhado pelo empregador, portanto a instituição financeira não poderá se recusar a fazer a abertura da conta salário caso o trabalhador tenha dívidas com a instituição ou o nome incluído no SCPC ou Serasa.

DIFERENÇA ENTRE CONTA SALÁRIO E CONTA-CORRENTE

Conta Salário

Conta-corrente

Depósitos

Apenas o empregador

Qualquer pessoa

Tarifas

Não cobra tarifa

Pode cobrar tarifa

Consulta ao SCPC ou Serasa

Não

Sim

Posso abrir com o nome sujo

Sim

Normalmente, não pode.

Banco pode se recusar a abrir

Não

Sim, pode.

Banco pode descontar a dívida do meu salário?

Esta é uma dúvida muito comum, muitas pessoas acham que o banco penhorará o salário para quitar a dívida, isso não é possível! O banco só pode descontar o valor da dívida da conta caso o cliente tenha autorizado.

O banco jamais poderá descontar o valor da dívida unilateralmente de uma conta salário. Mesmo que a dívida seja com a instituição.

Cuidado – Muitos bancos podem tentar lhe convencer a abrir uma conta-corrente em vez de uma conta salário. A conta-corrente possui análise de risco, portanto não pode ser aberta com restrições nos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, na conta-corrente pode haver o débito de dívidas de cheque especial, cartão de crédito, etc, caso o cliente tenha autorizado no momento da abertura.

É importantíssimo ler atentamente o contrato de abertura. Jamais assine algo sem ler, principalmente quando você está devendo para a instituição que pretende abrir uma conta salário.

               

Matérias relacionadas no Conta-Corrente