Pix começa a funcionar no Sicoob já no dia 16 de Novembro de 2020.
O Sicoob – Sistema de Cooperativas de Crédito – anunciou nesta quarta-feira (09), que a instituição está em dia com todas as etapas de homologação do novo sistema brasileiro de transferências, o Pix, que permitirá transferências em até 10 segundos, todos os dias, 24 horas. A cooperativa já lançou inclusive o pré-cadastro da chave Pix pelo internet banking ou aplicativo da instituição.
De acordo com o Sicoob, os mais de 4,8 milhões de cooperados da instituição vão poder enviar e receber dinheiro pelo Pix a partir do dia 16 de Novembro de 2020, sendo que o pré-cadastro da chave de endereçamento do Pix (ou EVP) já está disponível no aplicativo da cooperativa.
PRÉ-CADASTRO DE CHAVE PIX
Os cooperados do Sicoob por meio do internet banking ou aplicativo da cooperativa já podem realizar o pré-cadastro da chave de endereçamento do Pix. O cadastro da chave é opcional, mas deve dar mais praticidade para os usuários pois permitirá a realização de transferências através de uma única informação.
É possível vincular ao Pix do Sicoob o CPF (Cadastro de Pessoa Física), número do celular ou ainda o endereço de e-mail. Ao criar uma chave a informação ficará vinculada aos dados de sua conta-corrente ou poupança do Sicoob na rede Pix do Bacen.
Além de transferir dinheiro através de chaves, o Sicoob também permitirá o envio de dinheiro por QR Code, chave aleatória via EVP (Endereço Virtual de Pagamentos), que poderá ser gerada no aplicativo do recebedor ou ainda de maneira similar ao que ocorre com as TEDs (Transferências Eletrônicas Disponíveis), ou seja, informando manualmente todos os dados da conta e do recebedor.
Vale lembrar que esse é apenas um pré-cadastro das chaves para agilizar o processo. O cadastro oficial das chaves só deve começar no dia 05 de Outubro de 2020. Já o funcionamento do novo sistema está previsto para começar no dia 03 de Novembro de 2020 (em fase de testes), sendo que para os clientes do SICOOB a novidade estará disponível com funcionamento pleno a partir do dia 16 de Novembro de 2020.