SicoobPay poderá ampliar pontos de depósitos e saques em todo o Brasil.
O Sicoob já havia anunciado que, em 2020, lançará pagamentos instantâneos com opção inclusive de parcelamento sem juros, ao que tudo indica essa não será a única novidade da cooperativa. Essa semana a instituição financeira revelou que transformará estabelecimentos com grande fluxo de dinheiro em pontos de saques.
A novidade pode concorrer diretamente com o Banco24Horas, isso porque o Sicoob estuda disponibilizar saques em estabelecimentos comerciais não apenas para correntistas da instituição, mas também para clientes da concorrência.
O estabelecimento, em contrapartida, será remunerado por cada operação de saque realizada. Além de lucrar com saques e aumentar o fluxo de clientes no ponto de venda, os estabelecimentos comerciais também conseguirão depender a dependência de empresas de transportes de valores, visto que o Sicoob pagará eletronicamente o estabelecimento através de transferência em conta bancária.
Além de saques, futuramente o SicoobPay poderá oferecer também operações de depósitos. A ideia é estimular primeiro os estabelecimentos que possuem a maquininha da Sipag, mas, futuramente, a solução poderá ser adquirida também por estabelecimentos comerciais que ainda não são clientes do Sicoob.
Se popularizado, o SicoobPay poderá ajudar os estabelecimentos a depositar grandes somas de dinheiro em espécie sem ter que depender das empresas de transportes de valores (numerários).
A cooperativa ainda não divulgou o quanto pretende cobrar pelos saques em estabelecimentos, mas a tendência é que o valor seja muito inferior ao cobrado pelos caixas eletrônicos, visto que os estabelecimentos também sairão ganhando ao disponibilizar os valores em espécie do comércio, pois terão o valor disponibilizado imediatamente na conta bancária sem depender de transportadoras de valores.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Conta-Corrente, os saques em estabelecimentos comerciais serão viabilizado mediante a leitura de um QR Code; no APP o correntista conseguirá visualizar os limites de retiradas nos estabelecimentos mais próximos, isso porque o aplicativo utilizará a geolocalização do usuário para buscar os pontos mais próximos para retirada.
Além do Sicoob, já há outras instituições que estão testando o saque em estabelecimentos comerciais como alternativa para melhorar o fluxo de dinheiro nos estabelecimentos, tal como a Brinks que anunciou que pretende lançar o Brink’s Pay, serviço que viabilizará também saques e depósitos no varejo.