Sicoob lança recurso que impede Pix duplicado

Para evitar Pix duplicado, app do Sicoob agora alerta sobre transferências de igual valor.

Na última sexta-feira (19), o aplicativo do Sicoob recebeu uma atualização que promete evitar pagamentos duplicados via Pix. De acordo com a cooperativa, o aplicativo agora alertará o usuário caso ele tente fazer uma transferência de mesmo valor (e para o mesmo destinatário) em menos de 30 minutos.

Sicoob recurso de transferências duplicadas no Pix

Sicoob lança recurso que ajuda a evitar transferências duplicadas pelo Pix. (imagem: imagem: reprodução changelog app Sicoob)

A ideia é evitar que o consumidor repita a operação e, por consequência, gere o pagamento duplicado. Seja porque esqueceu que já realizou o pagamento ou porque o aplicativo apresentou alguma falha na última transferência que foi efetivada e o usuário tentou realizar uma nova sem conferir no extrato que a operação foi efetivada.

Além de exibir o alerta caso o usuário já tenha realizado uma operação igual nos últimos trinta minutos, o app do Sicoob agora exige uma autenticação diferente a cada operação de transferência. Antes era possível confirmar um pagamento pelo Pix de baixo valor sem a necessidade de validação por senha e/ou biometria caso o correntista já tivesse autenticado alguma operação nos últimos minutos.

Caso o correntista realmente queira transferir o mesmo valor mais de uma vez, ele precisará aguardar alguns minutos para efetivar a transação no app.

Dica: sempre que alguma operação de débito falhar, não efetue uma nova tentativa sem antes conferir no extrato se a operação foi efetivada. Muitas vezes o erro foi apenas na mensagem de confirmação, ou seja, a transação foi efetivada com sucesso.

SICOOB PRORROGOU A ISENÇÃO DO PIX PARA PJ

Além de lançar o recurso de segurança que impede transferências duplicadas, o Sicoob também anunciou que prorrogou a isenção do Pix para PJ por mais três meses. As empresas poderão enviar e receber dinheiro de graça até o dia 16 de maio de 2021.

Em breve, o Sicoob informará quais serão as tarifas cobradas no Pix das empresas.

Vale lembrar que o Banco Central determina que a gratuidade do Pix seja oferecida apenas as pessoas físicas e MEIs; as empresas estão sujeitas à cobrança de tarifa tanto no envio quanto no recebimento das transferências.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente