Transferência via Pix duplicada – O que fazer?

Pix duplicado é raro, mas pode acontecer por falha técnica ou repetição acidental da operação.

Ao fazer uma transferência via Pix o consumidor acaba enviando o valor duas vezes, seja por um erro sistêmico no aplicativo utilizado na transferência ou, simplesmente, por clicar duas vezes no botão de confirmar a transação. Neste artigo explicaremos sucintamente o que você deve fazer caso alguma transferência via Pix tenha sido duplicada acidentalmente.

mecanismo de segurança Pix

Mecanismo de segurança impede transferências duplicadas. Há instituições financeiras que bloqueiam transações caso o cliente tenha realizado uma operação de mesmo valor nos últimos trinta minutos.

Na maioria dos casos, a transferência duplicada ocorre por descuido do próprio usuário. Quando o app apresenta alguma falha ou erro durante uma operação, jamais se deve repetir a operação antes de conferir no extrato se a transação foi efetivada.

Há duas situações em que poderá ocorrer a duplicidade no Pix, são elas:

Erro no aplicativo – Embora o BC exija que cada transação seja autenticada individualmente, por um erro sistêmico pode acontecer de uma transferência ser duplicada por uma falha no app da instituição financeira utilizada na transação;

Erro do consumidor – Ou o consumidor repetiu a transação acidentalmente, ou ele clicou mais de uma vez no botão de confirmar operação. Embora as instituições adotem mecanismos de segurança para impedir que uma operação gere mais de uma transferência, pode ocorrer da operação ser duplicada caso o consumidor clique várias vezes no botão de confirmação;

Dicas para não ter transações duplicadas no Pix:

  • Não clique mais de uma vez no botão de confirmação do Pix;
  • Caso o Pix apresente falha, consulte no extrato se a operação foi efetivada antes de fazer uma nova tentativa;
  • Cuidado para não agendar pagamentos recorrentes/repetidos na tela de transferência;
  • Caso faça pagamentos frequentes, confira se a transação já não foi efetivada em outra oportunidade;
  • Ao agendar transferências pelo Pix, atente-se que a instituição tem o dia todo do agendamento para efetivar a operação;

O QUE FAZER CASO O PIX TENHA SIDO DUPLICADO?

Caso a transação duplicada tenha sido efetivada, a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira de origem da transferência para verificar a possibilidade de reversão. Caso o dinheiro já tenha caído no PSP do destinatário, não há outra saída a não ser pedir para que o recebedor devolva o dinheiro enviado erroneamente.

Pelo extrato bancário, o recebedor tem um botão que permite o estorno da transferência sem nenhum custo. Caso o recebedor se recuse a devolver o valor pago a mais, não há outra saída a não ser procurar a justiça.

Devido a exigência de autenticação única para cada operação, dificilmente uma mesma transação originará duas ou mais transferências pelo Pix.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente