Sicredi isenta empresas de tarifa do Pix em 5 estados

Empresas com conta na Sicredi em alguns estados podem usar o Pix de graça!

Quem tem conta PJ na Sicredi nos seguintes estados: Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amazonas e Acre não pagará mais tarifa para enviar e receber pagamentos pelo Pix do Banco Central. A novidade foi anunciada na última sexta-feira (21) e, segundo a comparativa, vale para todas as empresas, independente do faturamento.

Pix, pagamentos instantâneos do Banco Central

As empresas não precisarão mais pagar tarifa no Pix na cooperativa Sicredi em 5 estados. (imagem: divulgação BC)

Embora o BC garanta a gratuidade do Pix para as pessoas físicas e MEIs, as empresas estão sujeitas à cobrança de tarifa, a critério da instituição. Com o anúncio o Sicredi nessas regiões se junto ao seleto grupo de empresas que optaram por conceder a isenção também para as empresas.

Embora a iniciativa da Sicredi nessas regiões represente uma tendência de isenção em outros estados, essa é uma decisão que cabe a cada cooperativa de crédito local nos estados em que a isenção ainda não foi anunciada.

Já há bancos tradicionais que anunciaram tarifas para as empresas, a cobrança pode ser tanto no envio quanto no recebimento. Há instituição que optou por cobrar um percentual do valor recebido, tal como ocorre com as vendas no cartão, por exemplo.

Hoje, C6 Bank, Banco Inter, Banco Original, Mercado Pago, Gerencianet, Nubank dentre outras, já oferecem isenção de tarifa para clientes PJ. Em alguns casos a isenção é válida por tempo limitado e em outras a gratuidade está sujeita à contratação de outro produto e/ou serviço, tal como uma maquininha de cartão, por exemplo.

No caso da Sicredi a isenção nos estados mencionadas se aplica a todas as empresas, inclusive aquelas que não contrataram a maquininha da cooperativa.

O fato de algumas instituições financeiras estarem concedendo isenção de tarifa no Pix também para o grupo de clientes em que a cobrança está autorizada pelo BC, faz com que as transferências instantâneas se popularizem ainda mais. Vale lembrar que o volume de transações pelo Pix já superou o do DOC/TED (juntos) e, recentemente, ultrapassou o número de boletos liquidados.

                     

Matérias relacionadas no Conta-Corrente