Banco do Brasil – Conta Encerrada (G136-512)

Teve a conta-corrente ou poupança do Banco do Brasil encerrada? Saiba como reativar a conta e o porquê isso aconteceu.

Ao tentar acessar a conta-corrente pela internet, aplicativo ou através do Caixa Eletrônico muitos correntistas do Banco do Brasil estão sendo surpreendidos com a seguinte mensagem: “CONTA ENCERRADA (G136-512)”, essa mensagem genérica pode significar o encerramento da conta por “n” motivos, falaremos nele nesta matéria e também como reativar a conta. A mensagem de conta-corrente e/ou poupança inexistente também pode ser apresentada no internet banking.

Prováveis motivos do encerramento da conta do Banco do Brasil

O código G136-512 pode significar o encerramento por vários motivos, confira todos eles abaixo:

  • Desinteresse Comercial – Está é a modalidade mais comum de encerramento. A instituição pode encerrar uma conta-corrente ou poupança a qualquer momento e alegar “desinteresse comercial”, é uma resposta genérica sobre o encerramento, mas é um direito da instituição. Da mesma forma que o cliente tem o direito de encerrar a conta a qualquer momento, a instituição também pode suspender a conta a qualquer momento.
  • Dados Desatualizados – Os clientes com dados desatualizados podem ter a movimentação suspensa até que a conta seja regularizada na agência. Se esse é o motivo do encerramento pode ser necessário a apresentação de todos os documentos na agência: comprovante de endereço, documento de identificação, CPF, comprovante de renda, etc.
  • Conta com saldo insuficiente para pagar a tarifa de manutenção – A maioria das contas do BB cobram tarifa de manutenção. Se o cliente não tiver fundos suficientes para cobrir a tarifa a instituição pode descontinuar a prestação de serviço caso não exista possibilidade de cobertura do saldo devedor (cheque especial, por exemplo).
  • Conta sem movimentação por mais de 180 dias – O Banco Central determina também que os bancos deverão encerrar automaticamente todas as contas que permanecerem sem nenhuma movimentação por mais de 180 dias (seis meses). Resumindo: todos que ficam sem movimentar a conta por muito tempo, correm o risco de ter a conta-corrente ou poupança encerrada.
  • 30 dias sem movimentação e com saldo zerado – Infelizmente o Banco do Brasil também tem encerrado contas com saldo zerado (sem nenhum centavo) por mais de trinta dias.
  • Conta sem movimentação encerrada ao final do semestre – O encerramento também pode ser feito automaticamente pela agência a cada final de semestre caso a conta apresente o saldo zerado. A cada 6 meses as agências promovem o encerramento de contas inativas e/ou com saldo zerado.
  • Irregularidade no CPF junto à Receita Federal – Periodicamente o BB também consulta a situação do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do titular junto a Receita Federal do Brasil (RFB), em caso de irregularidade junto ao fisco a conta pode ser, temporariamente, bloqueada e a mensagem de encerramento seja apresentada até a regularização da situação.

Independente do motivo do encerramento, o Correntista só descobrirá a razão ao comparecer a uma agência do Banco do Brasil. A boa notícia é que a maioria das contas encerradas pelo código G136-512 são passíveis de reativação após a apresentação de documentos e assinatura de alguns documentos na agência.

A instituição tem a obrigação de comunicar o encerramento em por escrito em até 30 dias a efetivação. Caso não tenha sido comunicado do encerramento você pode entrar com uma ação na justiça por danos morais, o que pode ser feita até mesmo pela Defensoria Pública sem a necessidade de contratação de um advogado.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente