Declaração Pré-Preenchida facilita a vida do contribuinte e pode evitar a Malha Fina.
Em 2020 a Receita Federal liberou uma nova modalidade de Declaração de Imposto de Renda que facilita o dia a dia dos contribuintes que precisarem prestar contas ao leão. A Declaração Pré-Preenchida pode ser acessada com o uso de Certificado Digital e, como o próprio nome já diz, já vem pré-preenchida com o que a RFB já sabe sobre você.
Você ficará surpreso ao descobrir o tanto de informação que a Receita Federal já sabe sobre você. Na declaração pré-preenchida você encontrará várias informações valiosas, tais como, os rendimentos que o Fisco já sabe que você teve no ano-base.
O uso da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda pode evitar que você caia na Malha Fina do IRPF, pois o modelo evita que você envie a declaração omitindo algum valor que a Receita Federal já sabe que você recebeu.
Ademais, a declaração com certificado digital agiliza o preenchimento do documento, pois muitas das informações já são automaticamente preenchidas no programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Por conta da declaração pré-preenchida informar vários dados sigilosos do contribuinte, o documento só pode ser acessado por pessoas que possuam o Certificado Digital Pessoa Física instalado ou conectado no computador.
Vantagens:
A seguir listamos algumas das vantagens de utilizar o modelo pré-preenchido:
- Ganhe tempo – A declaração pré-preenchida já vem com dados de rendimentos, principalmente de instituições financeiras;
- Evite cair na malha fina – Como a declaração do IRPF com certificado já mostra o que a Receita já sabe sobre você, a utilização do modelo pré-preenchido evita que você envie a declaração omitindo alguma informação que o Fisco já sabe;
- Segurança – A importação do modelo pré-preenchido só pode ser feita por Certificado Digital, o que evita que pessoas não autorizadas tenham acesso as suas informações fiscais;
COMO CONSULTAR A DECLARAÇÃO DE IMPOSTO PRÉ-PREENCHIDA
É fácil! Abra o programa de declaração do imposto de renda, na tela de boas-vindas selecione a opção NOVA > INICIAR DECLARAÇÃO A PARTIR DA PRÉ-PREENCHIDA, na próxima tela será solicitado que você adicione o seu Certificado Digital. Tal como mostra a imagem abaixo:
Após a identificação do certificado digital o programa já disponibilizará a sua declaração em andamento já com algumas informações preenchidas; o que inclui valores, rendimentos, nome e o CPF ou CNPJ da fonte pagadora.
Se, eventualmente, você tiver entregado a declaração no ano anterior, a nova declaração já virá com o número do Recibo da última declaração enviada pelo contribuinte.
Me surpreendeu bastante o tanto de informação que a Receita Federal já sabia sobre mim, praticamente o programa já foi preenchido com todos os rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva, o que me poupou tempo e até evitou que eu tivesse que procurar as instituições financeiras para obter o chamado “Informe de Rendimentos”.