Receita Federal bate recorde e recebe mais de 1 milhão de declarações no primeiro dia, maior número já registrado.
A Receita Federal do Brasil (RFB) registrou um recorde na entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no primeiro dia de entrega do exercício de 2023, ano-base 2022. No total, foram recepcionadas 1.050.023 declarações, um aumento de mais de 800% em comparação com o ano anterior.
Em 2022, a RFB recebeu pouco mais de 130 mil declarações no primeiro dia do prazo para entrega. O crescimento expressivo deste ano pode ser atribuído à popularização da declaração pré-preenchida do IRPF, disponibilizada a todos os contribuintes pela primeira vez.
A declaração pré-preenchida é uma ferramenta que facilita a vida do contribuinte, uma vez que apresenta todas as informações financeiras já conhecidas pela Receita Federal. Dados de fontes pagadoras, instituições financeiras e cartórios, por exemplo, já aparecem preenchidos no documento.
Declaração pré-preenchida sem necessidade de certificado digital
Para ter acesso à declaração pré-preenchida, o contribuinte precisa ter uma conta gratuita no portal Gov.Br com nível de verificação a partir do Ouro. A novidade deste ano é que, mesmo sem um certificado digital, todos os contribuintes podem utilizar essa ferramenta.
É possível também acessar a declaração pré-preenchida de terceiros mediante autorização expressa pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.
Especialistas em impostos acreditam que a adoção da declaração pré-preenchida contribui para a redução de erros no preenchimento do documento, diminuindo assim o risco de cair na malha fina da Receita Federal. Além disso, o processo se torna mais ágil, já que o contribuinte não precisa buscar e inserir manualmente todas as informações necessárias.
A expectativa da RFB é que a quantidade de declarações entregues continue crescendo nos próximos dias, uma vez que a ferramenta pré-preenchida tem se mostrado muito popular entre os contribuintes.
A Receita Federal ressalta a importância de entregar a declaração dentro do prazo estabelecido e de verificar cuidadosamente todas as informações pré-preenchidas. Caso seja necessário, o contribuinte pode alterar ou complementar os dados antes de enviar a declaração.
Vale lembrar que, mesmo utilizando a declaração pré-preenchida, é responsabilidade do contribuinte conferir e validar todas as informações apresentadas no documento, se necessário o contribuinte pode efetuar a correção. A RFB recomenda que os contribuintes guardem comprovantes e documentos fiscais por pelo menos cinco anos após a entrega da declaração, que é o prazo que a RFB tem para solicitar novas informações.
O prazo para a entrega das declarações de IRPF deste ano vai até o dia 31 de maio de 2023. A RFB espera receber aproximadamente 38,5 milhões de declarações até o final do período.
Contribuintes que entregarem a declaração após o prazo estabelecido estarão sujeitos à multa, que varia de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculada sobre o total do imposto devido.
Imposto de renda cada vez mais High-tech! No futuro é provável que o modelo pré-preenchido seja tão eficiente, que o Brasil consiga dispensar até mesmo a entrega de imposto de renda pelo contribuinte.