Declarar Imposto de Renda vai ficando mais simples

Com dados de várias fontes, declaração de imposto de renda pré-preenchida fica cada vez mais completa.

Quem é do grupo de risco provavelmente se lembra do tempo em que declarar Imposto de Renda significava ter que preencher várias folhas de papel e fazer a entrega na Receita Federal. Depois do papel houve o tempo em que a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) era feita pelos obsoletos disquetes. Por último, o fisco fez a transição da declaração de imposto por meio do atual software de declaração.

Cruzamento de dados

Supercomputadores da Receita Federal já fazem o cruzamento dos dados do contribuinte. Com a declaração pré-preenchida o contribuinte já tem quase uma declaração completa antes de declarar.

Hoje, além do software de declaração de imposto de renda que está disponível para vários sistemas operacionais, o contribuinte já consegue preencher e entregar o IRPF através de celulares e tablets.

O Pix e a CBDC devem acelerar a automação de tributos no Brasil, visto que a Receita Federal hoje já conta com várias fontes de informação para combater a sonegação de impostos, por exemplo.

A SIMPLIFICAÇÃO DA DECLARAÇÃO

A cada ano fica mais fácil declarar o imposto de renda, não apenas por conta das inúmeras plataformas onde a declaração pode ser preenchida/enviada, mas também por conta da declaração pré-preenchida.

Quem tem Certificado Digital, por exemplo, consegue baixar a Declaração de Imposto de Renda pré-preenchida, o que agiliza o preenchimento dos dados.

A declaração pré-preenchida por certificado digital contém os dados que a Receita Federal já sabe sobre você por conta do cruzamento de dados. Por exemplo, pode acontecer da sua declaração já aparecer preenchida com os seus rendimentos de aplicações financeiras, informe de rendimentos e salários.

A tendência é que anualmente a declaração pré-preenchida vá ficando mais completa. É esperado que chegue um ponto em que o contribuinte já nem precise mais declarar o imposto de renda.

Em Portugal existe um modelo de declaração semi-automático, nele o Fisco português informa ao contribuinte todas as informações financeiras que já possui, bastando que o contribuinte confirme o envio ou então complete os dados com informações que ainda não foram alimentadas pelo banco de dados da autoridade tributária.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente