Declaração de Imposto de Renda Recepcionada, mas não processada.
Em 2022 a Receita Federal recebeu mais declarações do que o esperado, quem deixou para entregar a declaração nos últimos dias do prazo pode ter se deparado com a seguinte mensagem: “Declaração foi recepcionada, mas seus serviços ainda não estão disponíveis”.
A mensagem de erro geralmente aparece em vermelho. Vale lembrar que nos últimos dias do prazo da declaração o e-CAC apresentou diversas instabilidades momentâneas devido ao alto volume de declarações enviadas de última hora.
No escritório de contabilidade acabamos nos deparando com vários clientes que consultavam a declaração pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e entravam em contato preocupados pensando que já tivessem caído na malha fina do imposto de renda.
De acordo com a Receita Federal, a mensagem indica apenas que a mensagem foi recepcionada pelo órgão fiscal, não significa necessariamente que o contribuinte caiu na malha fina. O erro pode estar relacionado com o congestionamento dos sistemas da Receita Federal, isto é, a declaração foi recepcionada pela RFB, mas, devido ao grande número de declarações entregues, a declaração ficou pendente de processamento e, por isso, a mensagem mostra que o documento foi apenas recepcionado.
Há casos de contribuintes que tiveram a declaração com esse status por mais de dois dias.
Na maioria dos casos, assim que a declaração sai do status: Recepcionada, ela entra EM PROCESSAMENTO e, por último, se estiver tudo certo, PROCESSADA.
Caso queira tirar da dúvida se você caiu na malha fina, aqui vão algumas dicas:
– Consulte a sua caixa postal no e-CAC: Se houver alguma pendência com a declaração é provável que ali já conste uma notificação;
– Extrato do processamento da declaração: pelo e-CAC, clique em extrato de processamento da declaração do IRPF e, em seguida, clique em MALHA FISCAL, se não houver pendência com o fisco é provável que uma mensagem de erro apareça indicando essa condição.
Caba lembrar que embora o processamento da maioria das declarações seja automático (via sistema), há casos em que a declaração entra em tratamento manual pelos auditores da Receita Federal. É muito importante guardar todos os comprovantes da declaração, visto que o Leão tem o prazo de cinco anos para rever e, se for o caso, cobrar qualquer divergência que tenha sido declarada.