Facilitou! Receita Federal agora permite que contribuinte obtenha a cópia da última declaração de imposto de renda online sem o uso de certificado digital.
Nesta terça-feira (09), a Receita Federal do Brasil desburocratizou o processo para obtenção da cópia da última declaração de imposto de renda entregue pelo contribuinte. De acordo com o órgão fiscal, o documento poderá ser obtido online mesmo se a pessoa não tiver um certificado digital. A novidade deve simplificar a vida dos contribuintes que, porventura, perderam a última declaração de imposto de renda pessoa física (IRPF).
Antes da novidade, a cópia do IRPF só podia ser obtida online caso o contribuinte tivesse um certificado digital; caso contrário o solicitante deveria comparecer a uma unidade de atendimento.
A partir de agora, a cópia da declaração pode ser obtida pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal) mesmo se o contribuinte não tiver um certificado digital. O acesso sem certificado digital poderá ser feito através de um código de acesso e/ou por meio do login Gov.Br do Governo Federal, desde que com as devidas confiabilidades no cadastro.
COMO OBTER A SEGUNDA VIA DO IMPOSTO DE RENDA
É simples! O interessado deverá acessar o e-CAC da Receita Federal, na tela de login basta selecionar ACESSO GOV.BR e fazer o seu cadastro caso ainda não possua. Após o cadastro é preciso aumentar a confiabilidade do acesso com a confirmação de alguns dados, selfie, validação via internet banking ou outro meio de autenticação.
Após realizar o login no e-CAC pelo GOV.BR, clique e-Processos e, em seguida, ABRIR DOSSIÊ DIGITAL DE ATENDIMENTO. Nas opções de atendimento selecione a opção CÓPIA DE DOCUMENTOS > CÓPIA DA ÚLTIMA DIRF ENTREGUE COM RECIBO.
Aí é só preencher o formulário com seus dados e aguardar.
Quando o documento estiver disponível ele poderá ser baixado em e-Processos > MEUS PROCESSOS.
Inicialmente, apenas a última declaração de imposto de renda será disponibilizada pela funcionalidade. Caso o contribuinte precise de uma declaração de mais de dois anos, ele terá que fazer a solicitação da forma tradicional, ou seja, em uma unidade de atendimento da Receita Federal.