Receita Federal prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda 2021

Contribuintes ganham 31 dias a mais para aceitar as contas com o leão.

Nesta segunda-feira (12), a Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou o adiamento do prazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do exercício de 2021, referente ao ano-base 2020. De acordo com o fisco, a entrega da declaração de imposto poderá ser feita sem penalidade até o dia 31 de maio de 2021.

Calculando impostos

Mais prazo! Receita Federal decide adiar prazo de entrega da declaração de IR 2021/2020 para o fim de maio de 2021; há ainda um projeto de lei que pode estender essa prorrogação até o dia 31 de julho de 2021.

O prazo original de entrega era até o dia 30 de abril de 2021. Com o adiamento o contribuinte ganha 31 dias a mais para enviar a declaração.

O cronograma das restituições de imposto de renda não foi alterado. De acordo com a assessoria de imprensa da Receita Federal, o contribuinte que quiser pagar o imposto via débito automático em conta bancária terá que fazer a entrega até o dia 10 de maio; após esse período o pagamento da cota devida de imposto só poderá ser feita por meio da DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que é gerado pelo próprio programa da declaração.

CONGRESSO QUER ADIAR ENTREGA ATÉ 31 DE JULHO

Cabe salientar que a decisão da RFB nada tem a ver com o Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional que planeja adiar o prazo da declaração até o dia 31 de julho de 2021. O PL foi aprovado pela câmera, alterado pelo Senado e, agora, volta para os deputados antes de ir à sanção do presidente da república.

Além do IR para Pessoa Física, a Receita Federal também publicou no Diário Oficial da União (DOU) o adiamento para a mesma data do prazo de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, bem como a data de vencimento dos eventuais impostos relacionado às declarações.

Agora é torcer para que o adiamento até o dia 31 de julho de 2021 seja sancionado; até que isso aconteça o prazo final para entrega será na segunda-feira, 31 de maio de 2021.

O adiamento do prazo de entrega tem por objetivo facilitar a vida dos contribuintes, dado que, devido a crise sanitária, muitas pessoas encontram dificuldade para obter comprovantes fiscais para o envio da declaração.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente