Corretoras poderão usar Pix para agilizar remessas internacionais

Pix do Banco Central poderá acelerar a compensação de remessas internacionais.

Os bancos e as corretoras de câmbio vão poder utilizar o Pix em Novembro de 2020, o que promete agilizar as remessas internacionais, visto que os pagamentos em Reais poderão ser realizados sem restrição de dia e horário. Hoje muitos bancos e corretoras acabam ficando limitado ao horário de funcionamento das transferências via TED.

Dólar e EURO

Por agilizar os pagamentos em BRL, Pix do Banco Central pode tornas mais rápidas as remessas internacionais.

Embora o Banco Central tenha anunciado que o Pix estará presente em transferências internacionais até 2023, nada impede que as instituições financeiras utilizam o Pix como forma de pagamento em BRL (Real Brasileiro).

Hoje, se o pagamento é feito no boleto as empresas de câmbio demorar até 3 dias úteis para iniciar o processo de transferência, dependendo da forma de pagamento que o boleto foi pago. Já as transferências por DOC caem, em média, em 2 dias úteis. Por último temos as transferências via TED – método mais rápido – cuja identificação do pagamento ocorre no mesmo dia, mas desde que o envio seja feito em dias úteis e dentro do horário comercial.

O Pix traz o conceito de transferências instantâneas que, segundo o Bacen, deverão ocorrer em até 10 segundos, independente do dia e do horário.

TRANSFERWISE DEVE USAR TECNOLOGIA

No Brasil a TransferWise deve ser uma das principais beneficiadas pelo Pix pois ela utiliza transferências locais para agilizar remessas, vale lembrar que a multinacional de câmbio já oferece um dos envios mais rápidos do mercado. Ademais, com o TransferWise as transferências chegam a custar até 8x menos do que nos bancos tradicionais.

Parte da agilidade do Pix se deve ao fato da multinacional de câmbio ter conta bancária em vários países; ela faz o envio das remessas como se fossem transferências domésticas. Por exemplo, quem envia dinheiro do Brasil para os Estados Unidos, paga a remessa via boleto bancário ou transferência, quando o dinheiro é identificado pela TransferWise Brasil a gigante do câmbio faz o pagamento ao destinatário nos Estados Unidos através de uma transferência doméstica.

Na Europa, por exemplo, já existem as transferências via SEPA INSTANT, cujo recebimento é instantâneo. Caso as empreas de câmbio utilizem o Pix em conjunto com outros meios de pagamentos instantâneos de outros países, o tempo de envio e recebimento de dinheiro do exterior pode ser reduzido significativamente.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente