Em alguns casos é possível suspender uma transferência via TED, veja em quais situações isso é possível.
Na hora de fazer uma transferência bancária o correntista precisa ficar atento aos dados do destinatário. Para que uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) seja efetivada é necessário que os dados da conta (banco, agência e conta) estejam corretos; além disso o CPF ou CNPJ precisa ser compatível com o dono da conta de destino. Qualquer erro ou divergência acarretará no estorno da transferência, isto é, a transferência vai voltar para a conta do remetente dos recursos.
No caso de erro do valor, exemplo: a pessoa teria que ter enviado R$100,00 em vez de R$1.000,00, o cliente deve verificar a possibilidade do cancelamento primeiro com o banco de origem dos recursos.
Caso a transferência tenha sido efetivada a solução é procurar o dono da conta para qual o dinheiro foi transferido.
Há duas situações em que é possível suspender uma transferência via TED:
- Dados incorretos – Caso tenha errado os dados da conta do destinatário (agência, conta e nome do banco), tipo de conta (corrente ou poupança) ou o CPF/CNPJ do titular, nenhuma ação é necessária, a transferência será cancelada automaticamente e o dinheiro será devolvido para a conta de origem.
- Entrar em contato com o banco de origem – Caso a transferência seja feita fora do horário comercial ou em um dia não-útil, a transferência é agendada para o próximo dia útil. Caso o correntista entre em contato com o banco consegue suspender o agendamento e, portanto, cancelar a transferência do dinheiro.
No internet do seu banco procure pela opção AGENDAMENTOS para verificar se a TED que deseja cancelar está disponível lá.
Caso a transferência já tenha sido efetivada, não é possível pedir o estorno do valor ao banco. A única solução para conseguir o dinheiro de volta é entrar em contato com o destinatário dos recursos ou então procurar a justiça caso tenha algo que justifique o não pagamento.
Vale a pena tentar cancelar a transferência entrando em contato com o seu banco. Algumas instituições validam as transferências manualmente por segurança, assim, mesmo que a transferência seja feita dentro do horário comercial ainda há chances de pedir o cancelamento da transferência.