Inconsistência no CPF ou CNPJ do destinatário de TED faz com que o valor seja automaticamente devolvido para a conta de origem.
As transferências via TED – Transferência Eletrônica Disponível – são atreladas ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), caso o correntista informe um CPF ou CNPJ que não pertence a conta de destino da transferência, não há com o que se preocupar, a transferência será devolvida automaticamente pelo banco.
Não há como uma transferência via TED cair em uma conta pertence a um CPF ou CNPJ diferente daquele que foi informado no ato da transferência.
Para que a TED seja concluída com êxito é obrigatório que as seguintes informações estejam corretas:
- Tipo da conta – corrente, poupança ou pagamentos;
- Código e nome do banco de destino;
- CPF ou CNPJ do titular da conta de destino;
- Número da agência e conta;
Qualquer erro no preenchimento das informações acima pode fazer com que a transferência retorne para a conta de origem, caso isso aconteça o banco não devolverá a tarifa de TED, pois considera que houve a tentativa de envio.
Conta conjunta – Caso queira fazer uma TED para uma conta conjunta, isto é, modalidade de conta bancária com mais de um titular, basta informar o CPF de qualquer um dos titulares, como a conta é conjunta ela recebe transferência pelo Cadastro de Pessoa Física de qualquer um dos correntistas.
Prazo da devolução – Caso esteja consciente do erro basta aguardar para que o valor seja devolvido de forma automática pelo banco. Caso a tentativa de transferência tenha sido feita em dias úteis e dentro do horário de funcionamento das TEDs, o valor deve voltar no mesmo dia, geralmente em poucos minutos.
Já as transferências feitas fora do horário comercial ou em um final de semana ou feriado, voltam apenas no dia útil subsequente, data em que a tentativa de transferência é realizada, pois caso a tentativa seja feita fora do horário comercial é feito um agendamento para o dia útil subsequente.