DOC ou TED só podem serem enviados para um CPF, veja o que fazer caso a conta tenha mais de um titular.
O formulário de transferência interbancária dos bancos via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível) só permite que sejam enviados recursos para 1 CPF, neste artigo explicaremos o que deve ser feito caso a transferência que deseja realizar seja para uma conta conjunta, ou seja, com mais de um CPF como titular.
De forma resumida podemos dizer que o procedimento é simples! Basta informar o CPF de qualquer um dos titulares, não importa se o valor será para o primeiro, segundo ou terceiro titular, como a conta é conjunta o valor cairá na mesma conta-corrente.
Infelizmente os bancos não permitem que o correntista informe mais de um titular no momento de realizar uma transferência interbancária, pois a operação precisa ser registrado no documento de duas partes: quem envia e quem recebe.
ESCOLHA DO CPF EM TRANSFERÊNCIA PARA CONTA CONJUNTA
Os bancos recomendam que o correntista sempre escolha o CPF do titular para qual o pagamento é realizado. Caso o valor seja para ambos, basta que o consumidor escolha qualquer um deles, pois os bancos não permitem informar mais de um correntista no formulário de transferência, pois a operação precisa ser registrada em órgãos reguladores.
Tenha em mente que o CPF que informar será aquele utilizado para registrar a operação.
Ao fazer transferências interbancárias as transações são registradas em uma câmara de compensação dos bancos, caso o valor seja muito alto a operação também pode ser informada ao Banco Central e outros órgãos reguladores.
No Registrato as contas conjuntas são registradas no CPF de ambos os titulares, pois o sistema identifica a modalidade da conta automaticamente.
Hoje em dia o uso de contas conjuntas têm caído, muitos bancos que ofertam a abertura de conta-corrente pela internet não permitem a abertura de conta com mais de um titular, visto que a manutenção desse tipo de conta é mais trabalhosa, visto que dependendo da modalidade (conta conjunta simples ou solidária) pode haver a necessidade da criação de um sistema para a aprovação de transações por ambos os titulares antes das operações serem efetivadas.