Como pagar débitos de veículos pela internet na rede bancária

Pelo número do RENAVAM, consumidor consegue “puxar” e pagar débitos de veículos como IPVA, Licenciamento, DPVAT e até multas.

Quem possui um veículo precisa pagar anualmente vários tributos, dentre os quais: IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), DPVAT (seguro obrigatório), licenciamento e, em alguns casos, multas de trânsito. Neste artigo ensinaremos o passo a passo para realizar o pagamento por conta própria através da rede bancária pelo número do RENAVAM.

Homem dirigindo um carro

Pelo internet banking ou app de alguns bancos, consumidor consegue consultar e pagar débitos de veículos pelo número do RENAVAM.

Em bancos como Itaú, Santander, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Banco Original, Sicoob, Sicredi, Banrisul, dentre outros, o consumidor já consegue realizar o pagamento de débitos veiculares pelo número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo), seja pelo internet banking (site) ou então através do aplicativo, dependendo do banco.

Dentre os estados que o serviço está disponível, destacamos: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. Note que o serviço pode não estar disponível em todas as instituições, visto que depende de parceria entre o órgão de trânsito e a instituição financeira.

COMO PAGAR DÉBITOS DE VEÍCULO PELO RENAVAM PELA INTERNET

É simples! No internet banking ou aplicativo do seu banco procure por PAGAMENTOS > DÉBITOS DE VEÍCULOS, IPVA, DETRAN ou LICENCIAMENTO, em seguida basta selecionar o DETRAN (Departamento de Trânsito) do estado no qual o seu veículo está registrado e, por último, informar o número do RENAVAM que consta no documento.

Ao fazer a pesquisa pelo número do RENAVAM o banco mostrará todos os débitos do veículo informado: multas, IPVA, Licenciamento, DPVAT, dentre outros; aí basta selecionar os serviços que deseja efetuar o pagamento e seguir as instruções da instituição.

Há pessoas que contratam um despachante para, simplesmente, licenciar o veículo, o que não é necessário! Online o consumidor consegue consultar e pagar na rede bancária pelo número do Registro Nacional do Veículo (RENAVAM).

Os bancos não cobram nenhuma tarifa pelo pagamento de débitos de veículo pelo número do RENAVAM, o valor será exatamente o mesmo cobrado pelo DETRAN e/ou Secretaria da Fazenda do seu Estado. No caso do IPVA o consumidor tem a opção de fazer o pagamento à vista (em alguns casos com desconto) ou então de forma parcelada.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente