Caso o correntista não reconheça ou não concorde com uma transferência bancária pode solicitar ao banco a devolução do DOC ou TED para a conta de origem, veja como.
Caso tenha recebido uma transferência em sua conta-corrente ou poupança e, por algum motivo, queira devolver o dinheiro, saiba nesta matéria como estornar uma transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito), TED (Transferência Eletrônica Disponível) ou transferência entre contas da própria instituição. O procedimento de devolução pode ser tarifado pela instituição financeira, geralmente pelo custo de uma nova transferência.
Em contas jurídicas – CNPJ – é possível efetuar a devolução de uma transferência pelo próprio internet banking. Caso o seu banco não ofereça essa praticidade há duas opções:
- Entrar em contato com o banco e pedir a devolução da transferência;
- Transferir o dinheiro recebido para a conta de origem;
Infelizmente a segunda opção nem sempre é fácil, pois em alguns bancos não é possível visualizar o número da conta, agência e CPF ou CNPJ do depositante, fazendo-se necessário entrar em contato com a instituição financeira para se obter os dados para a devolução.
A tarifa de devolução de DOC ou TED varia conforme a instituição financeira, podendo variar de R$0,00 a R$65,00.
Motivos comuns para a devolução de uma transferência bancária:
- Valor não reconhecido – O correntista não reconhece um determinado depósito e/ou transferência;
- Divergência de valor – o valor transferido está incorreto (desatualizado, por exemplo);
- Desinteresse Comercial – O dono da conta não possui mais interesse em efetuar a transação comercial;
- Pagamento fora do prazo – A transferência foi feita fora do prazo contratual;
Observação: a devolução de uma transferência só pode ser feita integralmente, não é possível devolver apenas parte do valor depositado. Caso o valor tenha sido transferido a mais, será necessário efetuar apenas a transferência do valor pago indevidamente através de um novo DOC, TED ou transferência entre contas da própria instituição.