BC aumenta limites obrigatórios do Pix

Limite de transferência do Pix não poderá ser inferior ao que é disponibilizado por TED e cartão de débito, define Banco Central.

A partir desta segunda-feira (01), começa a valer uma nova regra do Banco Central que amplia os limites de transferências via Pix do Banco Central. De acordo com o BC, não há limite universal, mas as instituições financeiras não poderão limitar as transferências via Pix a um valor inferior ao que é disponibilizado para os pagamentos via TED e cartão de débito, por exemplo.

carteira de pagamento Renner

Bancos e instituições financeiras não poderão mais limitar o valor máximo de transferência por Pix por dia em um valor inferior ao oferecido para pagamentos no cartão de débito e/ou TED.

Até domingo, 28 de fevereiro de 2021, o limite mínimo poderia ser igual a 50% do disponibilizado para TED ou 100% do valor oferecido para pagamentos no cartão de débito. A partir do dia 01 de março de 2021 as instituições financeiras deverão disponibilizar o Pix com limite de, no mínimo, 100% do disponibilizado para pagamentos no cartão de débito e/ou TED.

MEDIDA EVITA QUE INSTITUIÇÕES CRIEM LIMITAÇÕES

A nova regra do BC visa impedir que os bancos e as instituições financeiras imponham um limite muito inferior ao Pix, o que poderá atrapalhar a experiência de utilização. Nada mais justo do que os PSPs (Provedores de Serviços de Pagamentos) serem obrigados a disponibilizar o mesmo valor que é liberado para transferir por TED ou pagamento por cartão de débito.

Caso a instituição opte por oferecer limitação de valor à noite e nos finais de semana e feriados, essa limitação deverá acompanhar as transferências por TED e os pagamentos via cartão de débito.

Os limites operacionais são comuns nas instituições financeiras, eles protegem o consumidor com fraudes financeiras e transações que fujam muito do perfil de utilização do correntista. Geralmente, o limite diário de transferência também está relacionado a capacidade de pagamento de um consumidor (renda, por exemplo).

Caso o seu limite no Pix, TED e cartão de débito esteja insuficiente para as suas necessidades, saiba que é possível solicitar a instituição financeira a ampliação desse limite. Em algumas instituições é possível ampliar o limite diário de transação de débito cadastrando um favorecido e/ou canal de operação (app, internet banking, agência, fonebanking, caixa eletrônico).

                  

Matérias relacionadas no Conta-Corrente