Chave Pix pode ter número de celular internacional

Tem número de celular de outro país? Veja como cadastrá-lo como chave do Pix.

O Pix se popularizou no Brasil, por meio dele os brasileiros conseguem enviar e receber recursos de maneira instantânea. Além da agilidade na hora de transferir dinheiro, os consumidores ganharam facilidade no processo de transferência, se antes para efetuar uma transferência bancária eram necessários vários dados (banco, agência, conta, tipo de conta, CPF/CNPJ do titular), hoje o processo pode ser feito com apenas uma chave de endereçamento.

Pix com número internacional no Next

Next, BS2, C6 Bank, iti, Mercado Pago, PicPay e outros bancos já aceitam números com DDI no Pix. (imagem: app Next aceitando chave Pix com celular não brasileiro)

A chave de endereçamento do Pix pode ser o e-mail, número do celular, CPF/CNPJ, chave aleatória ou um QR Code.

O que pouca gente sabe é que já é possível enviar e receber dinheiro pelo Pix usando número de celular de outros países. Se você possui um celular nos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, França ou qualquer outro país, já pode cadastrá-lo como chave de endereçamento nos bancos brasileiros.

De acordo com o Banco Central, o Pix aceita números internacionais, que deverão ter o seguinte formado:

  • Símbolo + DDI do País seguido do número do celular

Veja o exemplo de um número dos Estados Unidos:

+1 239 123-4567 que, na chave Pix, terá o seguinte formado: +12391234567 (ou seja, com o símbolo + na frente, código do país e o número completo do celular).

PROBLEMAS TÉCNICOS COM NÚMEROS INTERNACIONAIS

Infelizmente, embora seja possível utilizar um celular de outro país no Pix, muitos correntistas estão enfrentando dificuldade para cadastrar, enviar e receber recursos usando chaves Pix de celulares que não sejam brasileiros.

De acordo com o BC, o problema se deve ao sistema de algumas instituições financeiras que não permitem a digitação de números estrangeiros. Há casos em que o banco permite o envio apenas por QR Code usando número internacional, mas não aceita a digitação manual do celular com DDI de outro país.

A tendência é que em breve todos os bancos adotem o padrão internacional. Por ora, os únicos bancos que são 100% compatíveis com a transferência e o cadastro de números internacionais são: Banco BS2 (validação sem erro), iti (Itaú), Next, Mercado Pago, Claro Pay, 99Pay, PicPay e C6 Bank.

No momento o grande problema com números com DDI diferente do 55 é o fato de apresentarem incompatibilidade para envio de transferências na vasta maioria das instituições. Se você pretende receber recursos de pessoas que têm valores em outros bancos, é melhor optar por um número brasileiro ou então aderir a outro tipo de chave de endereçamento do Pix (CPF, CNPJ, e-mail, chave aleatória, QR Code).

Matérias relacionadas no Conta-Corrente