Impostos pelo Pix: DAS do Simples Nacional agora pode ser paga com a tecnologia de pagamento instantâneo 24/7 do Banco Central.
Nesta quinta-feira (22), o Governo Federal liberou um novo formato de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), por meio dele o contribuinte que aderiu ao sistema de tributação do Simples Nacional consegue recolher os impostos por meio do Pix do Banco Central. De acordo com a Serpro – equipe de TI do Governo Federal – a possibilidade de pagamento pelo Pix faz com que a guia possa ser paga em qualquer instituição financeira que aderiu ao Pix.
Antes, a guia DAS só podia ser paga em bancos conveniados, assim, a compatibilidade com o Pix aumenta o rol de opção de pagamento.
O Simples Nacional possui mais de 16 milhões de empresas cadastradas.
Inicialmente, a quitação da DAS pelo Pix deverá ser feita pelo Portal do Simples Nacional, mas, em breve, o QR Code para pagamento será implementado em todas as guias emitidas, inclusive via APP.
Ao pagar com o Pix a empresa tem o pagamento identificado pelo Governo Federal em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário que o tributo for recolhido pelo contribuinte.
COMO PAGAR A DAS VIA PIX
É fácil, emita o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pelo Portal do Simples Nacional ou via APP (exclusivo para Microempreendedor Individual). As emissões realizadas a partir do dia 22 de abril de 2021 já contaram com o QR Code que viabiliza o pagamento pelo Pix.
Caso o empreendedor não queira pagar pelo Pix ele tem a opção de fazer o pagamento da guia da forma tradicional, visto que o documento também contará com a tradicional linha digitável e código de barras.
O DAS não é o primeiro tributo federal que pode ser recolhido pelo Pix; a guia eSocial Doméstico (DAE) e alguns DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) também podem ser recolhidos pela tecnologia de pagamento instantâneo.