É possível enviar e receber pelo Pix sem ter chave cadastrada

Não ter chave cadastrada não impede uma pessoa de enviar ou receber dinheiro pelo Pix.

O Pix ainda gera dúvidas em muitos consumidores, há pessoas falando que não pretendem cadastrar chave do Pix, o que elas não sabem é que para enviar ou receber pagamentos pelo Pix não será necessário cadastrar uma chave de endereçamento. De acordo com o Banco Central, quem não tem chave cadastrada poderá utilizar o sistema instantâneo de transferência normalmente, bastará informar os tradicionais dados bancários (igual ao DOC/TED).

Tela de envio do Pix do Banco Central

Para não mostrar o número completo do CPF do pagador, BC oculturá os três primeiros e os três últimos digitos do CPF. (imagem: divulgação Banco Central / tela de envio do Pix)

As chaves foram criadas apenas para facilitar o envio ou recebimento de dinheiro pelo Pix.

De forma resumida, as chaves de endereçamento do Pix funcionam como um “atalho” para os seus dados bancários. Sempre que o pagador digitar um CPF, CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória com Pix cadastrado, a instituição financeira fará a identificação automática dos dados bancários, ou seja, por trás de toda chave Pix sempre existirá os dados bancários do beneficiário.

Ao digitar uma chave do Pix, aliás, o pagador consegue verificar o nome completo do destinatário daquela chave, instituição financeira para qual o dinheiro será enviado e até o número do CPF ou CNPJ.

O Banco Central funciona como um “proxy” de todas as transações do Pix, ele identifica em seu banco de dados que uma determinada chave está vinculada a uma Pessoa Física ou empresa com conta na instituição X.

Se, por exemplo, você precisa enviar dinheiro para uma pessoa e ela não sabe usar o Pix e te fornece os dados bancários para que você faça um DOC ou TED, não impede que o pagador opte por realizar o pagamento via transferência instantânea, visto que o dinheiro cairá normalmente na conta do beneficiário.

A principal vantagem do Pix – além de ser gratuito para as Pessoas Físicas – é o fato das transferências ocorrem em, no máximo, 10 segundos, independente do dia e do horário que o procedimento de transferência for realizado.

Então, conclui-se que a chave do Pix facilita, mas não ter esse “atalho” cadastrado não impede uma pessoa de enviar ou receber dinheiro.

Pelo Registrato do Banco Central as Pessoas Físicas e Jurídicas já conseguem consultar em tempo real todas as chaves do Pix que possuem vinculadas ao seu respectivo CPF ou CNPJ.

Matérias relacionadas no Conta-Corrente